Associados comentam a importância da promoção da cultura de doação no país

Por: GIFE| Notícias| 10/11/2014
Aproveitando o gancho do lançamento da publicação “”Investimento Social Independente: para fortalecimento e autonomia das organizações da sociedade civil””, o redeGIFE conversou com associados para colocar em pauta como a cultura de doação pode mudar o cenário de mobilização de recursos no Brasil.

A promoção da cultura de doação é uma característica marcante dos investidores independentes que aceitaram participar da matéria, destacando a importância de fortalecer a sustentabilidade de organizações da sociedade civil.

Nesse cenário, o Movimento Arredondar é uma das entidades que vem contribuindo para a movimentação do universo de microdoação no país, lançando mão de uma mecânica simples. Para doar, os clientes dos estabelecimentos onde o movimento está presente só precisam aceitar que o valor de sua conta seja arredondado. Por exemplo, R$ 24,70 em uma compra viram R$ 25,00. Todo valor arrecadado é direcionado a organizações sociais selecionadas, que trabalham pelos 8 Objetivos do Milênio, da ONU.

Nina Valentini, diretora executiva do Movimento Arredondar, explica que a cultura de doação, ao fortalecer organizações sociais que são superrelevantes na democracia brasileira, apoia o envolvimento dos cidadãos às transformações que precisamos viver no país. “”É por isso que acreditamos que doar tem que ser simples, rápido, transparente e seguro. Para que possa ser um hábito cidadão e uma oportunidade prática de engajamento.””

Para Mônica de Roure, vice-presidente e diretora executiva da BrazilFoundation no Brasil, criar uma cultura de doação que fortaleça às organizações sociais é, hoje, crucial. Há 15 anos, a entidade tem trabalhado para gerar e investir recursos em projetos sociais de organizações da sociedade civil que colaborem para o desenvolvimento e transformação das realidades sociais no Brasil.

Os recursos destinados para apoiar esses projetos são provenientes de doações de pessoas físicas, profissionais brasileiros estabelecidos nos Estados Unidos, americanos interessados no Brasil e empresas nacionais e multinacionais. Para isso, promove iniciativas como eventos culturais e sociais, além do desenvolvimento de programas como o Doações Recomendadas e a campanha Amigos da BrazilFoundation.

“”As organizações da sociedade civil enfrentam sérios problemas de acesso à financiamento para manter suas principais estratégias de transformação social. Os investimentos nem sempre chegam a estas organizações que geram capital social, fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e equidade social no Brasil””, explica Mônica de Roure.

Para obter mais informações sobre a atuação das organizações, acesse o site da BrazilFoundation e do Movimento Arredondar.

Acesse:
  • Os infográficos explicativos sobre o Investimento Social Independente.
  • A publicação Investimento Social Independente: para fortalecimento e autonomia das organizações da sociedade civil.
  • O vídeo sobre os Fundos Independentes.

A BrazilFoundation e o Instituto Arredondar são associados GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional