Associados do GIFE são destaques do Prêmio Latino-americano de Desenvolvimento de Base, Transformadores

Por: GIFE| Notícias| 11/05/2015

Três iniciativas brasileiras foram destaques na edição 2015 do Prêmio Latino-americano de Desenvolvimento de Base, Transformadores, promovido pela RedEAmérica e pela Fundação Interamericana. O Programa ReDes, do Instituto Votorantim, foi um dos três vencedores e o projeto Natura e Cajamar, a construção do relacionamento entre a empresa e seu entorno, da Natura Brasil, e o Programa Redes Escolaí, da Fundação Otacílio Coser, foram experiências finalistas.

O Prêmio Transformadores reconhece o trabalho desenvolvido nas comunidades da América Latina com diversos projetos que são acompanhados e cofinanciados por organizações empresariais. Nesta edição, foram recebidas 31 propostas de nove países membros da RedEAmérica, uma rede temática que busca qualificar e expandir a ação empresarial para a promoção de comunidades sustentáveis na América Latina.

Entre os critérios de seleção da premiação estavam: alinhamento com o enfoque de desenvolvimento de base, construção de capacidades e vínculos, transformação, sustentabilidade e aprendizagem útil. Outro ponto fundamental da seleção foi a identificação do engajamento da comunidade na construção dos projetos, assim como a capacidade e potencial de avaliação, com indicadores definidos e resultados comprovados.

Todas as questões apontadas pelo prêmio como destaques do ReDes foram premissas do programa, como a participação da comunidade, a definição de indicadores, a busca por resultados e a escala. São pilares da nossa metodologia. Assim, o prêmio valida a nossa intenção e é um reconhecimento muito relevante para continuar, além de dar mais potencial para novas parcerias”, comenta Carolina Alves de Jongh, coordenadora do Programa ReDes, do Instituto Votorantim.

A iniciativa é realizada em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e empresas do Grupo Votorantim, e destina recursos não reembolsáveis a projetos de inclusão produtiva que geram renda e mobilização social em 28 municípios no país. Este é o quinto ano de programa e, atualmente, 48 projetos de inclusão produtiva estão sendo apoiados, beneficiando 1600 famílias.

De acordo com a coordenadora do ReDes, entre os resultados alcançados pelas iniciativas apoiadas, está o aumento da renda dos grupos já no primeiro ano, assim como a maior participação dos mesmos nos processos decisórios de suas comunidades.

O negócio Sabores da Fazenda, em Niquelândia (GO), por exemplo, formado por 15 mulheres, foi o primeiro negócio inclusivo apoiado pelo ReDes a ter sua sede inaugurada, em novembro de 2013 e, neste tempo, o grupo já conseguiu diversos avanços, como o aprimoramento e diversificação dos seus produtos, assim como a melhoria dos processos internos de negócios e trabalho.

Com isso, o empreendimento fornece há mais de um ano para restaurantes da unidade local da Votorantim Metais, o que contribuiu para um aumento de 25% na produção da época e, em 2015, passa a atender também duas unidades da rede “Nosso Novo Supermercado”. O grupo para a padaria é responsável por 90% dos produtos que saem da parte de confeitados, doces e bolos da rede.

Carolina de Jongh destaca que, devido aos bons resultados conquistados pelo programa, a parceria com o BNDES foi ampliada, contabilizando o investimento de R$110 milhões para mais cinco anos – sendo 50% do Instituto e 50% do BNDES. Nessa nova carta consulta, será também incluido o Programa de Apoio à Gestão Pública, realizado pelo Instituto, devido à sinergia entre as iniciativas.

Clique aqui e confira um vídeo produzido pela premiação sobre os vencedores.

O Instituto Votorantim, a Natura e a Fundação Otacílio Coser são associados do GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional