Associados GIFE apoiam plataforma que oferece aprendizado gratuito de matemática e ferramentas para professores

Por: GIFE| Notícias| 10/02/2014

Acaba de ser lançada a versão em português da plataforma da Khan Academy (clique aqui para acessar), uma organização educacional sem fins lucrativos criada em 2008 nos EUA, com o objetivo de oferecer educação de alto nível para qualquer pessoa em qualquer lugar.

Antes disponível apenas em inglês e espanhol, agora qualquer brasileiro interessado em aprender matemática gratuitamente pode acessar mais de 100 mil exercícios. O espaço virtual traz conteúdos que vão desde aritmética ao cálculo, passando por álgebra e geometria. A chegada dessa novidade no Brasil é resultado da parceria entre a Fundação Lemann e a Khan Academy, com o apoio do Instituto Península, Instituto Natura, Fundação Telefônica Vivo e ISMART.

A plataforma é voltada para um público amplo e, para participar, basta se registrar gratuitamente no site. A ferramenta pode ser utilizada por crianças em seus primeiros contatos com as operações básicas (como soma e subtração), por universitários, por quem esteja estudando para concursos públicos ou por professores e outros profissionais que precisem relembrar conceitos e praticar a disciplina.

O diferencial desse espaço virtual é permitir que cada um aprenda no seu próprio ritmo e de maneira personalizada, pois, logo no primeiro acesso, já é identificado o nível de conhecimento de cada novo aluno por meio de um teste. A partir das habilidades identificadas, o site sugere exercícios e caminhos possíveis de aprendizagem para o desenvolvimento do estudante.

O internauta pode estudar na sua disponibilidade de tempo. Quando avança na resolução dos exercícios e apresenta facilidade para cada assunto, a plataforma registra seu progresso e propõe novas atividades. Como num jogo de viodegame, o aluno é recompensado com pontos e medalhas. Cada estudante acompanha suas conquistas em um painel de controle, como se acumulasse vitórias e passasse de fase.

O aluno pode ainda ser orientado por um tutor, ou seja, qualquer pessoa cadastrada na ferramenta como pais, colegas e professores. O tutor acompanha em tempo real o progresso do estudante por meio de gráficos de desempenho e do passo a passo das atividades realizadas. Se desejar, o tutor pode ainda sugerir tarefas, além dos exercícios já propostos pela ferramenta.

Além da matemática, a plataforma traz também quase cinco mil vídeos sobre as mais variadas disciplinas e assuntos, como biologia e história da arte. Já existem mais de mil vídeos traduzidos para o português.

A proposta dos parceiros é, ao longo de 2014, expandir o uso da Khan Academy nas aulas de matemática em escolas públicas brasileiras.

Novas plataformas

Outras iniciativas que visam trazer inovações para a educação têm avançado cada vez mais. No final de 2013, a Fundação Lemann lançou também, em parceria com o YouTube, a YouTube Edu (clique aqui para acessar), uma plataforma gratuita que reúne 8 mil videoaulas com conteúdo do ensino médio, como Biologia, Física, Química, Matemática e Língua Portuguesa.

Todo o material passou por uma rigorosa curadoria e está organizado por disciplinas. A plataforma pode ser acessada por estudantes, professores e escolas.

Caso algum professor tenha interesse em ter os seus vídeos também disponibilizados no canal, deve preencher o formulário disponível no site e passar pelo processo de curadoria. Uma vez que o professor é aprovado pelos curadores, seu conteúdo entra automaticamente na plataforma.

Fundação Lemann, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo são associados GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional