Associe-se

Fazer parte da Rede GIFE de Investimento Social Privado significa participar de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias, além de ter a oportunidade de suas ações sociais ganharem visibilidade e maior representatividade entre a opinião pública, e o primeiro, segundo e terceiro setores.

Ao se associar, a organização fará parte de um grupo que:

  • atua como um centro de reflexão, organização e difusão de informações sobre investimento social privado no Brasil, bem como um pólo de disseminação de tecnologias de ponta no terceiro setor
  • contribui para criar condições que estimulem o setor privado a investir no desenvolvimento social do país;
  • estimula a formação de parcerias, para que as ações na área social não estejam pulverizadas, mas formem um conjunto mais eficiente para a melhoria das condições do desenvolvimento sustentado do país;
  • agrega valor à organização, propiciando informação e troca de experiências;
  • estabelece intercâmbios com as organizações congêneres nacionais e internacionais;
  • estimula o surgimento e a prática de novos paradigmas de desenvolvimento social sustentável;
  • contribui para a formação de um ambiente legal favorável à atuação do terceiro setor, mais especificamente dos investidores sociais privados.
  • conta com produtos e serviços exclusivos para associados

Quem pode se associar

O GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas é uma organização sem fins lucrativos que oferece apoio técnico, político e institucional à atuação estratégica de organizações de origem privada que fazem investimento social.

Portanto, para fazer parte da Rede GIFE de Investimento Social Privado é preciso ser uma empresa, instituto ou fundação, de origem empresarial, familiar, independente ou comunitária, que investe em projetos sociais, culturais e ambientais com finalidade pública.

Espera-se também que a atuação dessas organizações no campo social, cultural ou ambiental se caracterize por investimento consistente, ações contínuas, estruturadas, planejadas, sistemáticas, monitoradas e, preferencialmente, avaliadas.

Quem não tem perfil para se associar

As organizações sociais que não são de origem empresarial, familiar, independente e comunitária, ou seja, que não foram criadas nem têm uma empresa privada, alguma família, indivíduo comunidade como mantenedor, não têm perfil para se associar ao GIFE.

Para essas organizações o GIFE oferece outras oportunidades de articulação com sua rede de associados e acesso às informações relacionadas ao terceiro setor e ao investimento social privado, como por exemplo informativos online de acesso gratuito e cursos, eventos e publicações.

Para ONGs, instituições filantrópicas e organizações sociais ligados ao setor público ou para quem deseja saber como criar organizações com esse perfil indicamos a Abong – Associação Brasileira de ONGs. (www.abong.org.br)

Benefícios para associados

O GIFE, com sua missão de disseminar e aperfeiçoar conceitos e práticas de investimento social privado, procura compartilhar vários de seus produtos e serviços com o maior número possível de pessoas e organizações. Portanto, ao se associar ao GIFE, você também está investindo na disseminação da cultura do ISP.

Mas algumas ações e benefícios são pensados exclusivamente para os associados. São eles:

  • Articulação da visão para o Investimento Social Privado para 2020, em conjunto com os associados, para fortalecer este setor junto aos públicos de interesse
  • Fornecimento constante de informações sobre investimento social privado no Brasil e no exterior;
  • Conexão GIFE – Boletim com informações exclusivas aos associados;
  • Contato permanente e acesso privilegiado de conceitos e práticas e com as últimas tendências em Investimento Social;
  • Exemplares gratuitos de publicações do GIFE e seus parceiros;
  • Participação de espaços privilegiados de troca de experiência e reflexão sobre o Investimento Social, como os cursos e eventos;
  • Aconselhamento estratégico (desde assuntos legais a investimento social);
  • CENSO GIFE (ser parte de uma referência);
  • Valores diferenciados para associados nos eventos realizados pelo GIFE e alguns de seus parceiros;
  • Oportunidade de ser anfitrião de eventos GIFE e apresentar sua organização e projetos  nos minutos iniciais;
  • Representação do setor junto ao poder público e acompanhamento sobre legislação / posicionamento do GIFE frente ao Marco Legal do Terceiro Setor;
  • Suporte no fornecimento de dados do GIFE e de contatos de comunicação (mídia especializada e de massa) e de outras organizações da rede;
  • Selo de associado GIFE;

O GIFE promove encontros para articulação de sua rede, onde associados se reúnem para promover a troca de informações, articulação política e implementação de ações conjuntas em áreas temáticas diversas. As ações dos encontros também buscam influenciar a implementação de políticas públicas, promovendo o debate sobre as proposições mais relevantes para os associados.

Como se associar

Para se associar é preciso ser uma empresa, instituto ou fundação de origem empresarial, familiar, independente ou comunitária, que investe em projetos sociais, culturais e ambientais de interesse público, que estejam de acordo com os preceitos defendidos pelo Código de Ética do GIFE.

Pelo Estatuto do GIFE, a inclusão de novos associados é de responsabilidade do Conselho de Governança, que avalia se a organização pratica investimento social privado, ou seja, que a organização tenha algum destes perfis:

  • Recursos próprios e projetos próprios, ou
  • Recursos próprios e doação para projetos de terceiros, ou
  • Capte recursos e os repasse para projetos de terceiros (não próprios).

O processo de associação constitui no preenchimento de um questionário (com descritivo de projetos apoiados e/ou realizados, composição do Conselho, missão, visão etc) e sua organização pode solicitar mais informações pelo e-mail: relacionamento@gife.org.br

Para manter parte de suas atividades, o GIFE utiliza os recursos provenientes das contribuições associativas de sua rede. A contribuição associativa é anual, e seu valor tem como base o orçamento do instituto/fundação ou, no caso das empresas, o orçamento dos seus programas sociais.

Acesse: politica-de-contribuicao-associativa-2017

Caso você queira obter outras informações sobe associação ao GIFE que não tenham sido esclarecidas nos itens acima, envie um e-mail para atendimento@gife.org.br

FacebookTwitterLinkedInGoogle+