BM&FBOVESPA divulga a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial para 2013

Por: GIFE| Notícias| 07/12/2012

A BM&FBOVESPA anunciou a oitava carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que vai vigorar de 07 de janeiro de 2013 a 03 de janeiro de 2014. A nova carteira reúne 51 ações de 37 companhias. Elas representam 16 setores e somam R$ 1,07 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 44,81% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA (em 26/11/2012).

O ISE foi criado em 2005 pela Bolsa e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Esta metodologia busca avaliar de forma integrada, diferentes aspectos da sustentabilidade, tais como elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros.

O ISE reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial. Seus objetivos são funcionar como uma referência para o investimento socialmente responsável e atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro.

Foram convidadas para participar da nova carteira as 183 companhias que detinham as 200 ações mais líquidas da Bolsa em dezembro de 2011. Destas, 45 empresas se inscreveram para participar do processo concorrendo ao ingresso na carteira e 5 na qualidade de treineiras, buscando se preparar para os próximos anos.

Das 37 empresas da carteira atual, 35 foram selecionadas também para a nova. E duas companhias ingressaram: Telefônica e WEG, esta última trazendo para o ISE o setor de Máquinas e Equipamentos/Motores, Compressores.

As ações que compõe a carteira ISE 2013 são: AES Tietê, BRF, CPFL, EDP, Gerdau, Natura, SulAmérica, Vale, Banco do Brasil, Cemig, Coelce, Even, Gerdau MET, OI, Telefônica, WEG, Bicbanco, Cesp, CCR, Eletrobras, Itaú Unibanco, Sabesp, TIM, Bradesco, Copasa, Duratex, Ecorodovias, Itaúsa, Santander, Tractebe,l Braskem, Copel, Eletropaulo, Fibria, Light, Suzano e Ultrapar.

Para saber mais sobre a 8º carteira ISE, acesse www.isebvmf.com.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional