Bradesco conquista selo internacional de sustentabilidade com centro esportivo

Por: GIFE| Notícias| 07/02/2011

O Centro de Desenvolvimento Esportivo, sede do Programa Bradesco Esportes e Educação, instalado em Osasco, na Grande São Paulo, recebeu a Certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design (LEED® NC GOLD), distinção também conhecida como Selo Verde e concedida pela ONG U.S. Green Building Council a construções civis que cumprem todas as exigências que visam à sustentabilidade.

Construído pelo Bradesco em parceria com a Prefeitura de Osasco e inaugurado em junho de 2010, o Centro Esportivo tem 9 mil m2 de construção em um terreno de cerca de 10 mil m2, sendo projetado para atender meninas de 8 a 18 anos para a prática de vôlei e basquete. Sua construção cumpriu todos os requisitos e exigências e o reconhecimento atesta a utilização dos mais modernos conceitos de ecoeficiência e preservação de recursos naturais, seguindo critérios internacionais de sustentabilidade.
Ações contempladas no projeto que foram decisivas para a conquista do Selo Verde:

• Espaço sustentável: facilidades permitidas para o deslocamento de pessoas portadoras de deficiências;
• Uso racional de água: reaproveitamento da água de chuva para utilização em banheiros, jardinagem e limpeza, propiciando 100% de economia de água potável; utilização de vasos sanitários com caixas acopladas de duplo acionamento (3 e 6 litros); além de torneiras com fechamento automático;
• Energia solar: utilização de placas solares para aquecimento de piscina, chuveiros e torneiras;
• Sistema de ventilação: uso de comoventes permitindo alta renovação de ar natural nos ambientes internos;
• Sistema de Iluminação: adoção de grandes janelas de vidro transparente em paredes, permitindo uma entrada maior de luz natural (28% de economia no consumo de energia, comparado ao padrão norte-americano);
• Disposição de bicicletário;
• Infraestrutura adequada para realização de coleta seletiva;
• Sistema de retenção de água pluvial para diminuição do volume de água da rede pública, reduzindo o potencial de enchentes no entorno;
• 55% de áreas verdes com vegetação nativa e adaptada; e
• 96% de toda a madeira utilizada no empreendimento certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council)

A Certificação LEED coloca o Centro de Desenvolvimento Esportivo da ADC Bradesco Esportes e Educação entre as poucas edificações brasileiras que receberam tal distinção, sendo a primeira e única na área esportiva a ter esse reconhecimento e que poderá servir de exemplo para futuros centros esportivos a serem construídos no País em razão da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.


Os critérios para a construção do Centro de Desenvolvimento Esportivo estão alinhados com a política de responsabilidade socioambiental da Organização Bradesco. “Por exigência da certificação, por exemplo, os caminhões que transitaram durante a construção tiveram seus pneus lavados com água de reuso antes de saírem da obra, para não sujar as ruas”, conta Mario Helio de Souza Ramos, presidente da ADC Bradesco Esportes e Educação. “Foram instalados tapumes para que a poluição sonora também fosse a menor possível para não incomodar a vizinhança. Com a certificação este prédio tornou-se referência de construção sustentável para o Brasil”, destacou.

O Centro Esportivo
O Centro Esportivo possui capacidade para atender, num só dia, até 500 atletas e mais 50 profissionais entre técnicos, professores de educação física, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, médicos, entre outros. A edificação dispõe de cinco quadras oficiais cobertas, vestiários, quadra de areia, piscina, pista de cooper, academia, fisioterapia, consultório médico, auditório, cozinha semi-industrial, restaurante, lavanderia, salas de troféus, de reuniões, de informática, de TV e de estudo, além de alojamento, composto de 14 apartamentos para atender atletas e governantas.

Esporte e Cidadania
O Programa Bradesco Esportes e Educação, em seus mais de 20 anos de atividades, tem por objetivo a transmissão de valores como respeito, responsabilidade, disciplina e ética, por meio da prática esportiva (vôlei e basquete). Atende gratuitamente todos os anos cerca de 2.000 meninas com idades entre 8 e 18 anos, sendo a grande maioria de origem de famílias carentes. O programa oferece também, de acordo com a categoria, uma estrutura de apoio como bolsa auxílio, transportes, alimentação, assistência médica e odontológica, além de plano de saúde e seguro de vida.

Ao viabilizar o Centro de Desenvolvimento Esportivo, a Organização Bradesco reafirma seu propósito de colaborar para a formação de cidadãs e de jovens talentos para o esporte brasileiro.

Mais informações sobre o Programa Bradesco Esportes e Educação em www.adcbradesco.com.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional