Candidatos: Conselho de Governança e Conselho Fiscal

Por: GIFE| Notícias| 02/05/2013

CONSELHO DE GOVERNANÇA

Chapa – Candidatos

Ana Helena de Moraes Vicintin
Ana Helena de Moraes Vicintin é formada em Comunicação Visual pela FAAP, além de ter cursado, na FGV, Formação para o Terceiro Setor e, em Harvard, Executive Education – Families in Business. Ela é membro do Conselho Familiar da Votorantim desde 2000 e faz parte do Conselho do Instituto Votorantim, desde 2002, sendo eleita Vice-Presidente, em 2007. Foi Conselheira do MUBE, de 1986 a 1990, e coordenou Projetos Editoriais na Bei Comunicações, de 1998 a 2003. Também foi membro do Conselho do Instituto Fonte, de 2000 a 2002, e faz parte do Conselho do ICE, desde 1997, e Associação Cairuçu, desde 2002.

Angela Dannemann
Angela Dannemann ingressou na Fundação Victor Civita em 2009, assumindo a Diretoria Executiva. Mestre em Administração pelo IBMEC-RJ, Especialista em Avaliação de Programas pelo CEATS/FIA/USP e Bacharel em Engenharia Química pela UFBA, é Líder Parceira da Fundação Avina, membro do Conselho de Governança do GIFE, do Conselho Curador do Fundo FIRJAN-IAF (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Interamerican Foundation), do Conselho Deliberativo da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e membro da ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional) e da AEA (American Evaluation Association).

Beatriz Azeredo
Beatriz Azeredo é Doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Diretora de Responsabilidade Social da TV Globo e Professora do Instituto de Economia da UFRJ. Foi Assessora Técnica na Assembleia Nacional Constituinte e no Congresso Nacional e Diretora de Políticas Sociais do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) em 1995. Foi Superintendente e Diretora das Áreas de Desenvolvimento Social, Infraestrutura Urbana e Planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no período 1996/2002. Sua tese de Doutorado (1997) resultou no livro Políticas Públicas de Emprego – A Experiência Brasileira. É líder-parceira da Avina e Senior Fellow do Synergos. Foi Diretora do Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), e também do Instituto Desiderata de 2003 a 2011.

Beatriz Johannpeter – Presidente
Beatriz Johannpeter é Vice-Presidente do Conselho e Membro do Comitê Executivo do Instituto Gerdau. Tem capacitação em Investimento Social pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e em Responsabilidade Social Corporativa pela Harvard Business School. É Membro do Conselho de Governança do Movimento Todos Pela Educação, do Conselho de Governança do GIFE e do Conselho da Bienal do MERCOSUL, além de Fundadora e Membro do Conselho do Programa Geração Brasil Melhor (GBM). Na Governança da Família Gerdau, Johannpeter atua como Conselheira desde a formação do Conselho Familiar, no qual exerceu papel de líder, nos anos 2010 e 2011.
Bernadette Barbieri Coser de Orem
Nascida em Vitória, Bernadette Barbieri Coser de Orem é formada em jornalismo pela PUC-RJ, com especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas-RJ. Sua experiência empresarial foi desenvolvida ao longo de 30 anos nas áreas de comércio exterior e logística nas empresas do Grupo Coimex, do qual é acionista. Hoje, atua como membro do Conselho de Administração da Holding – Coimexpar. Atua também no terceiro setor, desde 1999, presidindo a Fundação Otacílio Coser, criada para organizar e gerir o investimento social do Grupo Coimex. Desde então, Bernadette contribui intensivamente com diversas organizações do Terceiro Setor dentre elas, a Associação Junior Achievement, RedEAmerica e GIFE. Em março de 2012 publicou “”O Livro de Joanna – a história de uma herdeira””, seu primeiro trabalho literário, que conta a saga de uma família empresária do setor sucroalcooleiro.

Denis Mizne
Denis Mizne é Diretor Executivo da Fundação Lemann. Mizne é Advogado formado pela USP e foi Visiting Scholar no Human Rights Advocates Program da Universidade de Columbia e Yale World Fellow da Universidade de Yale. Fundou e preside o Conselho do Instituto Sou da Paz. É ainda membro do Conselho da Fundação Roberto Marinho e do GIFE.

Guilherme Vidigal A. Gonçalves
Guilherme Vidigal A. Gonçalves é Advogado, graduado pela PUC-SP com MBA pela IESE Business School. Atuou junto ao Banco Mercantil – Finasa nas áreas de varejo, internacional e de crédito, e também como membro do seu Conselho de Administração. Trabalhou junto a Souto Vidigal Holding em seu processo de reorganização. Atuante na “Associação Arte Despertar” desde 2001, onde atualmente é membro do Conselho Fiscal. Hoje é Diretor da UV Participações, Conselheiro da Cia. Nitro Química e Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Marcos Nisti
Marcos Nisti é formado em Direito, com MBA em Economia do Setor Público pela FIPE/USP. Foi um dos criadores da marca Projeto Terra, pioneira no conceito de comércio solidário e fair trade no Brasil. Hoje é Vice-Presidente do Instituto Alana, membro do Conselho do Greenpeace e sócio da Maria Farinha Filmes.

Paulo Castro
Paulo Castro é Economista, pós-graduado em Marketing e Diretor Executivo do Instituto C&A desde 2001. Foi Executivo de carreira no Grupo C&A entre 1983 e 2001 e Conselheiro do Instituto C&A entre 1995 e 2000. De 2001 a 2009 foi Diretor Executivo da Fundación C&A Argentina e Diretor Presidente do Instituto Ibi de 2003 a 2009.

Renata Camargo
Nascida em São Paulo – SP, Renata Camargo é formada em Economia pela Universidade Mackenzie. É Acionista e membro do Conselho de Administração de Participações Morro Vermelho S.A., empresa holding controladora do Grupo Camargo Corrêa, fundado por seu pai em 1939, ela participa de suas principais atividades e decisões estratégicas. Dedica-se também a diversas atividades do Terceiro Setor, como membro de várias organizações sociais, tais como Instituto Camargo Corrêa, Instituto Alpargatas, Fundación Loma Negra (Argentina), Instituto Alcoa, Comunitas, Parcerias para o Desenvolvimento Solidário, Associação Obra do Berço, GIFE, Todos pela Educação, Movimento Nossa São Paulo, Grupo Orientador do Programa Itaú Social. É fundadora do ICE – Instituto de Cidadania Empresarial, em São Paulo e Maranhão e fundadora e membro do Conselho Estratégico do Projeto Casulo.

Ricardo Henriques
Ricardo Henriques é Superintendente Executivo do Instituto Unibanco e Professor licenciado do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implementação do Programa “Bolsa Família”. Ainda na esfera federal, foi assessor especial do Presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES. Entre 2010 e 2012 foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, quando desenvolveu o Programa UPP Social, implantado em 23 comunidades da cidade do Rio de Janeiro. É Membro do Conselho de Administração do Instituto Internacional de Planejamento da Educação (IIPE) da UNESCO e presidiu a Comissão de Educação da 34ª Conferência Geral da UNESCO.

CONSELHO FISCAL

Candidatos
Arnaldo Rezende
Arnaldo Rezende é formado em Engenharia Mecânica (UFPr) e pós-graduado em Finanças pela (FGV- SP). Professor nos cursos de Administração e Engenharia de Produção da Faculdade de Campinas (FACAMP) nas áreas de Governança Corporativa e Gestão de Responsabilidade Social Empresarial, Sustentabilidade e Engenharia Aplicada. Desde 2000 é Superintendente Executivo da Fundação FEAC. Membro do Conselho Fiscal da Fundação Centro Médico de Campinas e Coordenador do Comitê de Governança para Organizações do Terceiro Setor no IBGC.

Cristiano Mello de Almeida
Cristiano Mello de Almeida iniciou sua carreira como Auditor Externo na PwC onde trabalhou de 1992 até 1998. Como Auditor, era responsável pela revisão das demonstrações contábeis de clientes do setor financeiro, onde também gerenciou o departamento de treinamento interno. Em 1998 passou a atuar na área de Controladoria do Banco Chase Manhattan (atual Banco JP Morgan) e tem atuado em diversas posições nessa área nos últimos 14 anos. Atualmente é Controller para América Latina, cobrindo, além do Brasil, mais 4 países. Continua como Diretor Estatutário do Banco JP Morgan no Brasil exercendo funções específicas na área de Controladoria.

Jefferson Ricardo Romon
Jefferson Ricardo Romon ingressou na Fundação Bradesco como estudante da Educação Básica, onde completou os ensinos fundamental e médio. Graduado em Administração de Empresas, pela PUC-SP, possui especialização em Administração Contábil e Financeira pela FGV-SP, MBA Controller pela FIPECAFI / USP e, atualmente, participa do Programa de Pós-MBA da FIA/USP. Atua profissionalmente na Fundação Bradesco desde 1977 (35 anos) onde é responsável pelos departamentos Administrativo-Financeiro e Tecnologia da Informação, áreas que, juntas, contam com uma equipe de 96 colaboradores.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional