Ciranda de Filmes promove exibições gratuitas, oficinas e rodas de conversa sobre infância e educação

Por: GIFE| Notícias| 18/05/2015

A segunda edição da Ciranda de Filmes irá movimentar São Paulo entre os dias 21 e 24 de maio. Trata-se da primeira mostra de cinema do Brasil com foco em infância e educação, além de ser um espaço para trocas de experiências e reflexões sobre o tema. Toda a programação desse ano tem três eixos centrais: famílias, relação criança e natureza e protagonismo infantil.

De acordo com os organizadores, a mostra prioriza experiências e filmes inspiradores, que podem sensibilizar e fortalecer caminhos e utopias, dando destaque para as histórias ricas em sentido e aprendizado.

Durante os quatro dias de evento, serão realizadas exibições gratuitas de produções cinematográficas nacionais e estrangeiras, num total de 51 filmes. Entre os destaques, o documentário brasileiro Território do Brincar, de Renata Meirelles e David Reeks, que traz um olhar sensível para as diversas infâncias do Brasil; assim como a produção argentina Ciências Naturais, do diretor Matias Lucchesi; o Indomável Sonhadora, de BenhZeith; e documentários inéditos no Brasil, como Project Wild Thing, de David Bond, e School´s Out, de Lisa Molomot.

Neste ano, a Ciranda irá homenagear alguns mestres brasileiros que faleceram em 2014, como o educador Rubem Alves, representado pelo documentário Rubem Alves: o professor de espantos; o poeta mineiro Manuel de Barros, com o Só dez por cento é mentira; e o escritor Ariano Suassuna, com O Sertãomundo de Suassuna.

Além das exibições dos filmes, serão promovidas também rodas de conversa, que aprofundarão o debate e a reflexão sobre os temas deste ano, além de vivências lúdicas, com a proposta de promover momentos para interagir e brincar. Os temas serão: “Vivência corporal”, com o dançarino e coreógrafo Ivaldo Bertazzo; “Vivência da natureza através de jogos”, com Guilherme Blauth; e “Vivência musical”, com o Grupo Babado de Chita.

O evento contará ainda, como parte de sua programação, com oficinas cinematográficas, sendo um espaço de formação, exercício e reflexão: “Oficina de Crítica Cinematográfica”, com o professor e crítico de cinema Sérgio Rizzo; e “Oficina Desvendando o Processo Cinematográfico”, com os diretores do filme ‘Território do Brincar’.

A iniciativa tem o patrocínio do Instituto Península e do Instituto Alana e apoio do Instituto Natura, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, prefeitura de São Paulo, Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer e Itaú Cultural.

Informações

A Ciranda Filmes ocorrerá em dois locais: de 20 a 24 de maio, das 10h às 18h, no Cine Sesc, e de 21 a 23 de maio, das 10h às 23h, no Cine Livraria Cultura. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos deve ser feita no início de cada dia e até 30 minutos antes da exibição, conforme disponibilidade. Mais informações podem ser obtidas no site da Ciranda, por e-e-mail: [email protected] ou por telefone: (11) 3104-3577.

Instituto Alana, Instituto Natura, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Itaú Cultural são associados GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional