Criança Esperança 2016 seleciona projetos

Por: GIFE| Editais| 19/10/2015

Estão abertas as inscrições, até o dia 06 de novembro, para organizações não-governamentais (ONGs) interessadas em participar do processo seletivo Criança Esperança 2016.

A iniciativa é uma campanha da Globo em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e com milhões de brasileiros. Todas as doações feitas são depositadas diretamente na conta da UNESCO, que é responsável pela seleção de projetos, por meio deste edital público. Após a seleção, a UNESCO monitora e faz o acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados. Em 2015, o Criança Esperança completou 30 anos, beneficiando mais de 4 milhões de crianças e jovens do país.

Nesta edição do edital, poderão concorrer entidades que desenvolvam projetos tendo como público-alvo crianças, adolescentes e/ou jovens, com o objetivo principal de promover a inclusão social, o empoderamento, o desenvolvimento humano e social, especialmente de grupos vulneráveis. Tendo em vista que o ano de 2016 será de Olimpíadas do Rio, o Criança Esperança 2016 dará prioridade a projetos nas áreas de educação e esporte, sendo que deverão atender pelo menos uma das seguintes subáreas temáticas: Inclusão; Cidadania; Cultura; e Juventudes.

Nestas áreas, poderão ser apresentados projetos, por exemplo, de educação preventiva para HIV/Aids; educação para o desenvolvimento sustentável; estímulo à leitura e ao desenvolvimento de bibliotecas; alfabetização funcional; acesso de jovens à comunicação e informação, ao conhecimento e, também, ao uso e desenvolvimento de novas tecnologias; prevenção da violência e promoção da cultura de paz; entre outros.

Todas as iniciativas deverão contribuir direta ou indiretamente para a superação da pobreza e/ou vulnerabilidade e risco social vivenciados por seus beneficiários. A organização proponente deve preencher também alguns critérios de elegibilidade:  ter, no mínimo, três anos de fundação e atuação e estar inscrita no Conselho Municipal e/ou Estadual e/ou Nacional de sua área de atuação.

Os projetos serão avaliados pela UNESCO a partir de critérios como: inovação, replicação, sustentabilidade, legitimidade, impacto e eficácia, e proposta metodológica. Além disso, o edital aponta alguns quesitos obrigatórios que deverão constar nas propostas a serem apresentadas pelas organizações: a) estímulo à permanência de crianças, adolescentes e jovens na escola; b) existência de capacidade instalada da organização proponente; c) existência de capacidade financeira e administrativa para a gestão dos recursos que serão administrados; d) atuação com participação comunitária; e) participação em rede de parcerias; f) estímulo e promoção do fortalecimento do vínculo familiar; e g) capacidade de contribuir para a promoção do desenvolvimento da comunidade local.

Serão financiados projetos com valores entre R$ 60 mil e R$ 300 mil e duração de 12 meses. Cada organização proponente poderá encaminhar somente um projeto.

Inscrições

As organizações interessadas em participar podem acessar o edital completo e depois cadastrar o seu projeto. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional