Curso incentiva investimento social familiar

Por: GIFE| Notícias| 02/03/2012

Em sua quarta edição, o curso Foundation School segue com o formato realizado no ano passado, contando com módulos nacionais e um módulo internacional. A iniciativa é realizada pelo IDIS e pela organização global Charities Aid Foundation (CAF).

O curso de Investimento Social Familiar do IDIS, Foundation School, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de programas de investimento social familiar para que sejam sustentáveis, efetivos, eficazes e inovadores. Em um espaço reservado, membros de famílias e executivos de fundações e institutos privados poderão aprender com os mais renomados especialistas internacionais, refletir sob a orientação de técnicos e trocar experiências com pares sobre a prática do investimento social familiar.

Seguindo o mesmo formato da edição anterior, o curso contará com cinco módulos: um internacional e quatro em São Paulo. O primeiro acontecerá em abril, e visa abordar a história do investimento social privado no Brasil e as responsabilidades públicas e privadas.

Já o módulo internacional acontecerá em Lisboa, Portugal, de 21 a 25 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, uma das maiores organizações do Terceiro Setor da Europa, cujas áreas de atuação incluem educação, ciência, artes e desenvolvimento humano.

Durante o módulo internacional, os participantes trabalharão com temas relevantes a todos os investidores sociais, como: motivações para o investimento social, como desenvolver ações em sinergia com a missão e visão da organização, avaliação de projetos e programas, governança da organização, os desafios enfrentados pelas famílias doadoras, entre outros temas. Tudo isso por meio de exposição de conceitos, estudos de casos e um dia dedicado a visitas nos projetos da Fundação Calouste Gulbenkian, possibilitando os participantes a conhecerem como funciona o investimento social na prática.

Os demais módulo nacionais, que acontecerão durante os meses de junho, agosto e outubro, visam manter o diálogo entre os participantes, possibilitando compartilhar experiências e práticas, e também seguir com a contínua exposição de temas relacionados a investimento social familiar.
No ano passado, o curso contou com 25 participantes, entre os módulos nacionais e o módulo internacional. Durante o Foundation School, eles puderam trocar experiências, aprender e ampliar a visão do setor com especialistas brasileiros e internacionais sobre a prática do investimento social.

Inscrições sob convite

Mais informações podem ser obtidas no IDIS com Cristiane Kanashiro, pelo e-mail [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional