Empresas e ONGs unem-se pela disseminação dos Objetivos do Milênio

Por: GIFE| Notícias| 08/08/2005

Mantenedor da Fundação Otacílio Coser, o Grupo Coimex vem incorporando em suas ações sociais a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU. Internamente, por meio dos jornais murais das empresas, nos contra-cheques de pagamento dos colaboradores e nos sites institucionais. E externamente, apoiando eventos com foco neste tema e divulgando os objetivos em seu jornal de circulação externa, com tiragem de 2 mil exemplares.

“”Entre as ações de responsabilidade social, a convocação e a mobilização dos públicos que interagem com as empresas, para reflexão e práticas que resultem em benefícios coletivos no processo de transformação social, são das mais importantes. O papel convocatório das empresas, no sentido de envolver todos os seus públicos em torno de causas relevantes, por si só, é uma ação socialmente responsável. E os ODM estão incorporados nesta reflexão, levando as práticas a se adequarem às propostas e suas metas””, afirma Elizabeth Kfuri, diretora da Fundação Otacílio Coser.

A Fundação Educar DPaschoal produziu e distribuiu cerca de 225 mil livros com sugestões de projetos de voluntariado referentes aos Objetivos do Milênio, que podem ser desenvolvidos por escolas, organizações sociais e empresas (Todo mundo tem algum talento, 8 Jeitos de Mudar o Mundo – Na Escola e 8 Jeitos de Mudar o Mundo – Na Empresa). Disponíveis para download no site da fundação (clique aqui para acessar), as cartilhas foram feitas em parceria com o Faça Parte – Instituto Brasil Voluntário. Juntas, as instituições são responsáveis pela divulgação dos ODM em escolas públicas do país, apoiando o desenvolvimento de projetos neste sentido.

Para Luís Norberto Paschoal, presidente da Fundação Educar e vice-presidente do Faça Parte, objetivos importantes como os estabelecidos pela ONU precisam de muito apoio da sociedade para que sejam cumpridas. “”São metas que exigem um esforço enorme dos governos e participação das empresas, fundações e institutos. Sem dúvida, a definição dos 8 macro-objetivos estimulou o envolvimento de vários atores sociais, que hoje estão mais engajados e motivados.””

Além das publicações em parceria com a Fundação Educar, em 2004, o Faça Parte lançou mais três com o objetivo específico de mostrar que as ações dos ODMs estão ao alcance de todos (8 Dicas de Voluntariado, 8 Jeitos de Mudar o Mundo – Acabar com a Fome e a Miséria e Cartilha Fome Zero, Educação Dez). Maria Lúcia Meirelles Reis, diretora da organização, lembra que, ao divulgar os ODM, as empresas e organizações sociais passam a ter novos parceiros para as causas expressas por eles.

“”A tendência mais moderna é o trabalho realizado em parceria. Para vencermos os desafios de avanço social no Brasil, é preciso atuar em conjunto e em escala nacional. Acredito, porém, que faltam informações claras e precisas sobre a situação de cada um dos ODMs atualmente no país, e sugestões práticas de como alcançá-los, para que as empresas e organizações da sociedade civil apóiem de forma mais efetiva e eficiente a disseminação dos ODM para as comunidades””, alerta.

Na região Nordeste, segundo Mônica Mac Dowell, diretora presidente da ONG Natal Voluntários, cresce o entendimento de que os ODM trazem uma oportunidade para aglutinar esforços de todos os segmentos, a fim de se buscar soluções para os problemas do país. “”O fato de termos a bandeira das Nações Unidas por trás desses oito objetivos dá muita legitimidade a essas causas. Os Objetivos do Milênio só serão efetivamente alcançados com a participação de toda a sociedade. Assim, as empresas e organizações que desenvolvem ações em prol de algum objetivo poderão alcançar mais resultados e aumentar o impacto de suas ações se passarem a envolver mais seus públicos e a comunidade, principalmente porque muitos problemas podem ser resolvidos com informação e articulação de competências.””

Com a idéia de que, mais do que divulgar os ODM, deve-se propor ações concretas de participação para os diversos segmentos, o Natal Voluntários e o Pnud realizam, nesta terça-feira (9/8), em Natal (RN), o I Seminário sobre os Objetivos do Milênio na Comunidade. Além disso, criaram uma campanha de televisão, com participação da atriz Camila Pitanga, e estão desenvolvendo materiais com sugestões de ação para indivíduos, a serem divulgados em todos os municípios do Rio Grande do Norte pelos Correios, que capacitará seus funcionários para levar informações e sugestões de ação para a população do Estado.

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