Encontro discute saúde da mulher

Por: GIFE| Notícias| 29/06/2009

O Instituto Avon reuniu no último dia 24 de junho, em Cabreúva, representantes de vários municípios para compartilhar experiências, boas práticas e desafios vividos na implementação de ações direcionadas à saúde e aos direitos da mulher. Estiveram presentes representantes de Osasco, Jandira, Carapicuíba, Barueri, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Itupeva, Várzea Paulista, Santana do Parnaíba, Cabreúva e Jundiaí, além convidados do governo federal.

O evento, que aconteceu um dia após o lançamento da pedra fundamental do novo centro de distribuição da Avon, em Cabreúva, evidenciou a importância do diálogo e, com ele, a possibilidade de mudança nas políticas públicas com ações integradas e planejadas, envolvendo os vários setores governamentais.

Saúde e fortalecimento da mulher, pilares da Avon em todos os países onde está presente, estiveram em foco durante todo o dia. Além de um ambiente propício para que ideais e realizações fossem compartilhados, o encontro reservou outros momentos importantes, como uma mesa redonda com Elisabeth Saar, membro da área de articulação institucional da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e a psicóloga e pesquisadora da comissão de cidadania e reprodução (CCR), Margareth Arilha, discutindo e comentando as iniciativas dos municípios parceiros do Instituto Avon.

O evento contou ainda com uma palestra sobre a situação do câncer de mama no Brasil ministrada pela ginecologista e mastologista Rita Dardes, diretora médica do Instituto Avon.

O fim da violência doméstica, outra causa abraçada pela Avon, também esteve em destaque com a apresentação sobre o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, feita pela socióloga Wânia Pasinato, consultora da SPM.

Outro momento importante foi a apresentação da Pesquisa Instituto Avon/Ibope 2009 – Percepções sobre a Violência Doméstica contra a Mulher no Brasil. Jacira Melo, diretora do Instituto Patrícia Galvão, revelou, com base no estudo, o que o brasileiro pensa sobre o tema, consolidando a percepção de que a sociedade já não aceita mais conviver com a violência doméstica e está atenta às políticas públicas voltadas para este assunto.

Para conhecer a pesquisa na íntegra, acesse:
http://200.130.7.5/spmu/docs/pesquisa_AVON_violencia_domestica_2009.pdf

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional