Estudo mapeia investimento social global na área da educação

Por: GIFE| Notícias| 16/02/2015

No último mês, a Fundação Varkey, em colaboração com a UNESCO, publicou o estudo “Business Backs Education” – um mapeamento dos investimentos realizados pelas empresas na área de educação que fazem parte da lista “2013 Fortune Global 500”. Os resultados revelam que apenas US $ 2,6 bilhões, ou seja, 13% do orçamento total de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) combinado dessas empresas, equivalente a US$ 19,9 bilhões, são direcionados a atividades relacionadas à educação. O relatório também aponta que quase metade das empresas listadas (exatamente 218) não fazem qualquer tipo de investimento na área.

Os dados indicam que o investimento em educação está bem abaixo do realizado em outras áreas, como saúde, por exemplo. De acordo com o relatório, se todas as empresas da Fortune Global 500 destinassem pelo menos 20% de seus orçamentos de responsabilidade social para iniciativas de educação, o investimento total na área subiria de 2,6 bilhões para 4 bilhões de dólares. Esse valor, se direcionado corretamente, permitiria que mais de 3 milhões de crianças do mundo todo tivesse acesso à escola primária, anualmente.

“”Este relatório sinaliza o considerável potencial existente para que as grandes empresas aumentem os investimentos de RSC na área de educação. (…) não há ligação mais poderosa do que educação, mão-de-obra qualificada e desenvolvimento econômico sustentável. É um investimento que faz sentido para os negócios, para os jovens e para a construção de sociedades mais justas e prósperas“”, afirmou Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO.

As empresas da Fortune Global 500 que mais investem em educação são, em ordem: Banco Santander ($ 197 milhões), IBM ($ 144m), Telefonica (US $ 130 milhões), Exxon Mobil (116 dólares), Target ($ 95m), GlaxoSmithKline ($ 87m), Microsoft ($ 87m), Toyota Motor ($ 84m), Rio Tinto Group ($ 82m) e Wells Fargo ($ 82m) – os números são uma média do período 2011-2013.

O relatório foi publicado uma semana antes do Fórum Econômico Mundial, que aconteceu em Davos, para chamar a atenção e aumentar a conscientização para a campanha “Business Backs Education”, lançada pela Fundação Varkey, UNESCO e Dubai Cares. A campanha desafia empresas a comprometer, até 2020, 20% do seu orçamento total de RSC em iniciativas na área de educação.

“”Essa campanha veio exatamente no momento certo, mas para ser bem-sucedida é necessário que líderes empresariais de todo o mundo lancem um novo olhar para os seus investimentos em filantropia. Eu os convido a reavaliar o quanto investem para melhorar a educação de crianças ao redor do mundo“”, explicou Vikas Pota, CEO da Fundação Varkey.

O estudo completo está disponível para download no site da Varkey Foundation .

* Com informações da UNESCO e da Varkey Foundation.

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