Evento discute Comunicação e Educação para a Sustentabilidade

Por: GIFE| Notícias| 20/08/2010

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds) realiza dia 31 de agosto, das 9:00 às 17:00 horas, no Hotel Sheraton Porto Alegre, o segundo do Ciclo de Encontros Sustentáveis 2010, abordando a “Comunicação e Educação para a Sustentabilidade”.

No primeiro painel do Encontro será formado um Fórum sobre Educação para a Sustentabilidade, onde empresas, acadêmicos, governo e sociedade civil vão discutir a importância da formação de profissionais que conheçam os conceitos da sustentabilidade e os utilizem na hora de decidir o modo de produção e gestão de suas empresas. O Secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Ervino Deon, participa do Fórum.
Ana Lúcia Suzuki, presidente da Câmara de Gestão Sustentável do CEBDS, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Basf e mediadora do Fórum, vem liderando esse esforço no Conselho para mobilizar as empresas e fazer gestão junto aos governos e instituições de ensino para alertá-los sobre a importância de se ensinar na escola – nas universidades, principalmente – pelo menos os conceitos básicos da sustentabilidade.
“Não estou defendendo apenas o interesse das empresas, que de fato reduziriam a enorme quantidade de tempo e dinheiro gastos hoje na formação dos funcionários recém-chegados, mas é do interesse de todos nós – empresas, escolas, sociedade, planeta – que os nossos profissionais saibam como evitar danos, diminuir impactos, gastar menos e compartilhar mais”, afirma.
A segunda parte do Encontro abordará a Comunicação e a Sustentabilidade, quando será apresentada a pesquisa inédita encomendada pelo CEBDS ao Instituto Market Analysis para revelar o que a população sabe hoje sobre sustentabilidade e o que os comunicadores pensam sobre o tema. Com a pesquisa, o Conselho pretende saber se a comunicação sobre sustentabilidade é eficiente, se há algum gap entre o que se quer comunicar e o que de fato é compreendido pelo público. São informações que vão ajudar no trabalho de esclarecer a sociedade sobre a importância de mudar o atual conceito de desenvolvimento.
Os resultados da pesquisa serão comentados por um acadêmico e por profissionais representantes das empresas, agências de comunicação e da mídia online, onde o tema da comunicação é mais debatido. O resultado do debate vai inspirar a segunda edição do Guia de Comunicação e Sustentabilidade, lançado pelo CEBDS em 2009 com uma grande repercussão entre especialistas, já tendo sido indicado como leitura obrigatória de vários cursos de Comunicação, entre eles, o curso de extensão em Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, ministrado pelo professor Evandro Ouriques na Escola de Comunicação da UFRJ.
As inscrições para o 2º Encontro do Sustentável 2010 já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas através do site www.sustentavel.org.br . O evento também será transmitido ao vivo pela Internet.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional