Ex-aluno Formare concorre a vaga em universidade da Califórnia

Por: Fundação Iochpe| Notícias| 26/02/2016

Em 2009 Denis Borges participou do programa Formare Santos Brasil e foi o primeiro ex-aluno a ser contratado pela empresa, onde atuou também como educador voluntário. Criado pelos avós maternos, o jovem curioso sempre correu atrás do que acreditava. Hoje, aos 24 anos, continua arriscando para alcançar o sucesso e prepara-se para concorrer a uma vaga na Singularity University, localizada no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), para estudar e criar soluções para os problemas do mundo. Saiba um pouco mais sobre ele na entrevista abaixo.

FormareVocê foi aluno Formare Santos Brasil em 2009 e após a conclusão do curso foi o primeiro ex-aluno contratado pela empresa. Qual cargo você ocupava na época?

Denis Borges – Atuei durante quatro anos como operador de gates lidando diretamente com trâmites de importação e exportação. Eu era responsável por alimentar o sistema de entrada e saída utilizado no terminal CTIS (Conteiner Terminal Information System) com informações referentes aos contêineres e outras pertinentes à mercadoria, viagem do navio, localização no pátio, lacres etc.

FormareAtualmente você trabalha em qual empresa? Fale um pouco sobre as suas responsabilidades.

Denis – Atualmente faço parte de uma empresa italiana do ramo de Petróleo e Gás chamada SAIPEM, na qual atuo como SAP Material Codificator, no Project Store. Recebo solicitações para os projetos brasileiros feitas pelos setores nacionais/internacionais da empresa, referentes à atualização ou criação de códigos de materiais para fins de compras e documentais/fiscais, mantendo a base de dados atualizada em sistema. Sou responsável por assegurar a definição das regras de criação, inserindo no sistema e atualizando as tabelas existentes nos códigos dos materiais atribuídos, permitindo assim a abertura dos registros de dados e a automática atribuição no código relevante. Também realizo a tradução das descrições dos materiais de inglês para português.

FormareAntes de entrar no Formare, quais eram suas perspectivas para o futuro? Você já havia trabalhado em outros lugares?

Denis – Sempre fui muito sonhador e aprendi desde criança, com meus familiares, que quando somos honestos, temos força de vontade e trabalhamos duro podemos crescer. Antes do Formare eu já havia empreendido fazendo caricaturas e tatuagens de hena na praia, durante a alta temporada de férias. Aos 16 anos também trabalhei numa rede internacional de fast food. Nesta época, eu acreditava que as conquistas estavam relacionadas apenas ao trabalho duro, eu não mensurava o imenso benefício que existe nos estudos. Com o programa Formare eu pude enxergar o outro lado da moeda, entendi que se eu conciliasse a minha vontade de crescer com o aprimoramento constante alçaria voos mais altos.

FormareÉ condição necessária do Formare atender a jovens de famílias de baixa renda. Isto é, você fez Formare porque realmente precisava. Em algum momento, durante o curso, você pensou em desistir do Formare?

Denis – Isso nunca me passou pela cabeça! Como muitos alunos do Formare, tive a oportunidade de frequentar o ensino público e não foi uma experiência muito positiva em termos de conhecimento adquirido. Mas, aprendi a valorizar oportunidades melhores. Portanto, quando fui selecionado para o programa enxerguei uma oportunidade ímpar de “correr atrás da bola perdida”. Tive educadores do mais alto nível de formação, com muito conhecimento e cheios de vontade de me ensinar tudo o que podiam e aproveitei isso ao máximo.

FormareEm que medida o Formare te preparou para enfrentar o mercado de trabalho? Ou seja, o que você aprendeu durante o curso que te permitiu ser o que é hoje?

Denis – No decorrer do curso passei por uma grande transformação. Eu não tinha ideia de como funcionava o mercado profissional. No Formare Santos Brasil tive a oportunidade de conhecer um terminal portuário de forma completa, passando por vários setores e entendendo como uma empresa de grande porte funciona. Porém, considero o maior preparo os exemplos de excelentes pessoas/profissionais que tive a honra de conhecer durante o curso. Acredito que fui imerso em um lugar onde existiam verdadeiros líderes, com grandes expectativas ao meu respeito e que enxergaram meu potencial. Eles me mostraram que quando se trabalha com honestidade, vontade de crescer e constante aprendizado tudo é possível. Hoje entendo que não importa de onde eu vim, mas sim para onde eu vou – e isso me motiva muito até hoje.

FormareVocê está participando de um processo seletivo para um projeto de pesquisa numa universidade na Califórnia. Fale um pouco mais sobre essa oportunidade.

Denis – A seleção para este curso na Singularity University está sendo um grande desafio em muitos aspectos, pois todo o processo é feito em inglês. Além disso, ele é almejado por pessoas do mundo todo, de diversos campos de atuação, idades e classes sociais, o que o torna realmente difícil. Serão selecionadas 80 pessoas para estudar durante dez semanas as tecnologias do futuro, com o objetivo de solucionar os problemas mais enfrentados no mundo, como fome e segurança, entre outros. Cada participante terá como objetivo impactar positivamente um bilhão de pessoas em dez anos com seus projetos. Apesar de ser um projeto global, estou com uma expectativa muito positiva. Seja qual for o resultado, já me sinto satisfeito.

FormareAntes de falarmos com você, soubemos que você se considera um empreendedor. É isso mesmo?

Denis – Apesar de ainda não ter obtido grandes sucessos com o empreendedorismo, considero que esta é minha razão de vida. Para mim, ao empreender é quando uma pessoa tem a capacidade de fazer um sonho se tornar realidade. Dede criança eu gostava e sabia desenhar muito bem. Aos 14 anos enxerguei aí a possibilidade de empreender (foi quando fiz caricaturas e tatuagens na praia), ganhando algum dinheiro extra para aumentar minha renda familiar. Para mim, este é o caminho para transformar meus sonhos em realidade. Farei o meu melhor com o propósito de retribuir ao mundo algo de bom e útil.

FormareQue conselhos você daria para os jovens do Formare? Ou seja, o que eles devem e precisam fazer caso queiram ter sucesso?

Denis – Enquanto fui educador voluntário na Santos Brasil costumava dizer aos alunos: “pensem bem quando se sentirem forçados a fazer o que o mercado profissional pede, pois existem crises e vocês poderão desanimar e logo desistir. Pensem muito bem no que sai do coração de vocês, mesmo que no início seja difícil. Ao fazer o que vocês amam, logo serão bem sucedidos, pois o amor tudo supera”. Vejo muitas pessoas tomarem decisões importantes em suas vidas baseadas na necessidade do momento do mercado profissional ou nos sonhos de seus familiares. Porém, eu acredito que o nos permite ter sucesso é a nossa singularidade, a nossa capacidade de ser únicos e diferenciados. Trabalhe duro e se aprimore diariamente que seus sonhos se tornarão realidade. E, então, você não alcançará o sucesso, mas o sucesso te alcançará.

(Por Juliana Mantovani, da Fundação Iochpe)

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional