FAS recebe prêmio internacional por defesa e valorização da floresta amazônica

Por: GIFE| Notícias| 01/08/2016

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) acaba de receber o Prêmio Calouste Gulbenkian 2016. Criado pela Fundação Gulbenkian – uma das entidades mais prestigiosas da Europa, sediada em Lisboa (Portugal) -, ele reconhece iniciativas que contribuam de forma decisiva para um impacto significativo na compreensão, defesa ou promoção dos valores universais da condição humana. Isso significa o respeito pela diversidade e diferença, uma cultura de tolerância e a conservação do meio ambiente na relação do homem com a natureza.

A FAS foi a escolhida dentre as 100 candidaturas internacionais deste ano. Ela se destaca na defesa e valorização da floresta amazônica. Lá, promove o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas.

Foi a primeira vez que a premiação é destinada a uma organização socioambiental e iniciativa da América Latina. O prêmio foi concedido pela primeira vez em 2012 à West-Eastern Divan Orchestra; seguido da Biblioteca de Alexandria (2013); Comunidade de Santo Egídio (2014); e o médico congolês Denis Mukwege (2015).

Na cerimônia de premiação, o júri enalteceu a ação da FAS, “operando numa zona mundialmente tão crítica como a Amazônia, desenvolve projetos para reduzir o desmatamento e preservar a biodiversidade. Contribui desta forma para melhorar a qualidade de vida das populações tradicionais”. O júri enfatizou também que “esta distinção representa um sinal forte da importância das questões ambientais. Principalmente pelo acordo histórico sobre as mudanças climáticas assinado, na ONU, por um número recorde de países”.

“Recebemos com enorme satisfação a notícia de que fomos agraciados com prêmio tão sério e respeitado internacionalmente. O reconhecimento é fruto do trabalho de uma equipe apaixonada, séria e competente. Que tem se mostrado capaz de vencer os enormes desafios relacionados com a promoção do desenvolvimento sustentável, em especial à conservação ambiental e a melhoria da qualidade vida das populações ribeirinhas da Amazônia profunda”, disse Virgílio Viana, superintendente-geral da FAS.

O prêmio

A premiação no valor de 250 mil euros será investida integralmente nos projetos desenvolvidos pela organização. Atualmente, a FAS implementa três principais programas. O primeiro deles é o Programa Bolsa Floresta. Ele beneficia mais de 9.400 famílias ribeirinhas do Amazonas, com ações em geração de renda (manejo florestal, pesqueiro, sistemas agroflorestais, empreendedorismo etc); infraestrutura comunitária (água potável, energia etc); fortalecimento de associações de moradores de unidades de conservação; além de pagamento mensal feito às mães de família.

Já o Programa de Educação e Saúde apoia 545 alunos matriculados em nove unidades de conservação. Ele tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas municipais, estaduais e federais. O foco é em projetos de formação de professores, qualificação profissional, empreendedorismo, atenção integral à primeira infância e aos direitos das crianças e adolescentes, intercâmbio de saberes, incentivo à leitura, reciclagem de resíduos sólidos e práticas agroecológicas.

Por fim, o Programa de Soluções Inovadoras desenvolve projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em cadeias produtivas sustentáveis, monitoramento ambiental e apoio ao desenvolvimento de mecanismos inovadores e políticas públicas. Além disso, atua na cooperação internacional. Sua ênfase é para os países amazônicos, sediando a secretaria executiva da United Nations Sustainable Development Solutions Network (SDSN) para a Amazônia.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional