Ferramenta agrupa boas práticas da gestão pública da educação estadual

Por: GIFE| Notícias| 09/02/2015

A Plataforma de Governança: Iniciativas Inspiradoras da Gestão Estadual da Educação Pública é uma ferramenta online, criada para ser uma disseminadora de ações que possam contribuir e impactar positivamente nos resultados de gestão e aprendizagem no Brasil. A inciativa foi realizada pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), em parceria com o Instituto Natura, a Fundação Getúlio Vargas, além de todas as Secretarias Estaduais de Educação do país.

A plataforma, derivada de uma pesquisa realizada em 2012 para traçar um diagnóstico das secretarias de educação do Brasil, reúne em um mesmo ambiente práticas bem-sucedidas implementadas pela gestão pública estadual, criando uma agenda comum entre os estados e fóruns de articulação. A ideia é compartilhar ações eficientes e eficazes, inspirando novas iniciativas que favoreçam a excelência na gestão educacional. Além disso, o site também possibilita uma leitura personalizada, por região, dos principais desafios enfrentados pelos estados na área da educação.

Histórico

A Pesquisa de Governança nas Secretarias Estaduais de Educação, que deu origem à plataforma, foi realizada com o objetivo de promover estudos técnicos e analíticos, mapeando iniciativas dos processos gerenciais nas áreas de Gestão Estratégica, Projetos Pedagógicos, Recursos Humanos, Regime de Colaboração, Relacionamento com a Sociedade e de outras práticas junto às Redes Estaduais de Educação. O estudo identificou aspectos institucionais, humanos e financeiros, além dos principais programas e políticas educacionais implementados pelas secretarias.

Para saber mais sobre a iniciativa acesse o site Iniciativas Inspiradoras.

O Instituto Natura é associado GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional