Festival com foco em leitura é destaque na programação da Fundação Tide Setubal

Por: GIFE| Notícias| 20/10/2014

Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, a Fundação Tide Setubal promoverá a quinta edição do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista, distrito localizado na Zona Leste de São Paulo (SP). Com essa iniciativa, a organização e seus parceiros – escolas, entidades locais, coletivos culturais, universidades -pretendem otimizar o acesso e ampliar a democratização do livro e da leitura.

De acordo com a Fundação, a região de São Miguel Paulista tem um dos piores índices de disponibilidade de livros para o público adulto da cidade de São Paulo: 0,44 por habitante, na faixa etária acima de 15 anos, quando o recomendado pela Unesco fica em, no mínimo, dois por habitante.

Por isso, a iniciativa tem como objetivo aproximar a comunidade local do universo literário, além de estimular e incentivar crianças, adultos e jovens moradores da região a adquirirem o hábito da leitura.

Durante os três dias de evento, as árvores de São Miguel amanhecem “carregadas” de livros, que podem ser “colhidos” pela comunidade. Ao longo do festival, mais de 20 pontos do distrito, entre praças, ruas, pontos de ônibus e escolas, receberão atrações como intervenções artísticas, contação de histórias, saraus, roda de conversa com autores, cortejos literários, oficinas de criação literária, mediações de leitura, programas de rádio de rua, além da venda e troca de livros.

Na programação desse ano, destaque para a participação das escritoras Clara Averbuck e Marcia Tiburi, em uma das rodas de conversa com autores. Na ocasião, elas falarão sobre “O lugar da mulher na literatura”. O bate-papo acontecerá no dia 6 de novembro, às 19h30, no Auditório D da Universidade Cruzeiro do Sul, Unidade São Miguel Paulista.

Outro destaque é o Ônibus Biblioteca, que levará livros, gibis e periódicos a regiões mais distantes, todos os dias do festival, das 10 às 16h. Além disso, também acontecerá a Feira de Troca de Livros e Gibis, onde as pessoas poderão levar os seus e trocar por outros.

Doação de livros

Para viabilizar a distribuição de livros à população durante o Festival do Livro e da Leitura, todo ano a Fundação Tide Setubal realiza a campanha de arrecadação de livros. Em 2014, a campanha aconteceu entre setembro e outubro. No ano passado, cerca de 5 mil livros foram arrecadados.

A programação completa do evento pode ser conferida no site da Fundação.

A Fundação Tide Setubal é associada GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional