Fundação André e Lucia Maggi abre inscrições para o Projeto Transformar 2017

Por: GIFE| Editais| 01/05/2017

Com a proposta de fortalecer a capacidade de gestão de organizações que desenvolvem projetos para a transformação social, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) está com inscrições abertas, até o dia 10 de maio, para a 3ª edição do Projeto Transformar.

A iniciativa, criada em 2015, oferece gratuitamente uma formação online e assessoria individual para organizações da sociedade civil, abordando temas como captação de recursos, estratégia de impacto, gestão de projetos, realidade local, entre outros.

O Transformar é realizado desde 2015 e representa uma evolução da Seleção Pública de Projetos, promovida pela FALM desde 2007. “Durante a seleção, percebemos que as organizações apresentavam diversas dificuldades no processo de estruturação de suas propostas e na organização de suas atividades administrativas, o que inviabilizava a manutenção dos projetos por outras fontes de recursos, por exemplo. Assim, a partir de 2015, após a revisão estratégica da FALM, passamos a oferecer o Projeto Transformar, que visa o fortalecimento institucional, por meio da compreensão de ferramentas básicas para melhorar a gestão de instituições do terceiro setor. Desta forma, a Fundação pretende contribuir de maneira mais ampla com o campo”, comenta Lorraine Souza, coordenadora de projetos da Fundação André e Lucia Maggi.

Podem participar do Transformar iniciativas ou organizações da sociedade civil, formais ou informais, com foco de atuação em áreas como assistência social, cultura, desenvolvimento local, educação, habitação, inclusão econômica, meio ambiente, saúde, entre outras. Outro requisito é que as iniciativas desenvolvam suas atividades nos municípios onde a AMAGGI tem unidades operacionais instaladas (como armazém, fábrica, porto ou escritório) nos Estados de Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina (ver aqui a relação de cidades).

O participante deverá dispor de equipamentos como computador, acesso à internet e recursos multimídia (webcam, microfone e saídas de som), além de possuir conhecimentos de informática em nível básico, assim como preencher todas as informações obrigatórias contidas na ficha de inscrição.

As capacitações online terão 18 horas de duração, com encontros ao vivo em uma plataforma que simula uma sala de aula. Serão um total de 12 encontros de 1h30. Serão oferecidos também, aproximadamente, 1h30 de conteúdos gravados, que poderão ser acessados no horário de preferência dos participantes.

Além disso, as 30 primeiras organizações que manifestarem interesse após a realização de cada aula terão direito a participar de conversas individuais com o facilitador para refletir sobre questões particulares de cada ação social, com até 12 horas de assessoria individual, ou seja, uma hora após cada capacitação.

Lorraine Souza destaca que uma novidade desta edição é a proposta do “Dia D Transformar”, no qual cada participante será convidado a compartilhar os conhecimentos adquiridos ao longo das atividades do Transformar, com a intenção de fortalecer uma rede de atuação social local. “O formato da atividade é livre. Cada iniciativa ou organização social poderá escolher a melhor forma para transmitir as informações, como, por exemplo, rodas de conversa, reuniões ou evento já previsto no calendário, e a atividade deverá acontecer durante o mês de novembro”, explica, ressaltando que a Fundação decidiu também por fazer um acompanhamento das organizações selecionadas, por meio de avaliações, dentro de um período de dois anos após a realização do curso.

Segundo a coordenadora, já é possível perceber uma série de resultados alcançados pelo projeto junto às organizações que se engajaram nas edições anteriores. “É notável que as instituições que participaram do Transformar tiveram um salto de qualidade na gestão como um todo, possibilitando a participação em editais de fomento, ampliando suas fontes de recursos. Um exemplo é o Instituto Desportivo da Criança, de Cuiabá-MT, que também se inscreveu no Prêmio da Fundação André e Lucia Maggi e foi contemplado na categoria de Boas Práticas de Gestão”, comenta.

 

Inscrição

Os interessados em participar podem acessar o site do Transformar, baixar o regulamento e preencher o formulário de inscrição. A divulgação dos selecionados será feita no dia 31 de maio. As capacitações online e as assessorias individuais serão realizadas de 5 de junho a 29 de setembro e o Dia D Transformar em novembro.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3645-5363/5353 ou pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional