Fundação Cargill comemora aniversário de seus programas

Por: GIFE| Notícias| 28/09/2009

Preparar as próximas gerações para serem bem sucedidas na educação, no trabalho e na vida””. Esta é a missão da Fundação Cargill, criada no Brasil em 1973 com o objetivo inicial de colaborar para o desenvolvimento e a promoção da tecnologia e dos estudos científicos relacionados à agricultura e à agropecuária, áreas para as quais contribuiu com a publicação de 230 títulos diferentes.

Ao longo dos anos, a Fundação Cargill foi avançando em seus trabalhos e hoje, às vésperas de completar 36 anos, é considerada referência em programas sociais, a exemplo do “”Programa de Apoio ao Ensino Fundamental Fura-Bolo””, iniciativa que completa dez anos em 2009, resgatando a cultura popular e estimulando o prazer pela leitura, em parceria com as Prefeituras e Secretarias de Educação das cidades onde a Cargill atua. Em média 46 mil crianças por ano são beneficiadas pelo Programa.

Para comemorar esta data, a Fundação Cargill organizou um concurso aos alunos das 135 escolas participantes em todo o Brasil. A primeira etapa será uma seleção regional que direcionará os melhores trabalhos para a etapa nacional que, ao final, premiará os quatro melhores desenhos de alunos de 1ª e 2ª séries e poesias de alunos de 3ª e 4ª séries sobre o tema: “”Uma história de folclore diferente””. Os resultados serão divulgados em novembro.

O diferencial do Fura-Bolo é a elaboração de material didático específico para atender às crianças do programa, com histórias folclóricas, contadas de forma lúdica, e que despertam o interesse dos alunos pela leitura. Dez anos depois de implantado, o programa traz mais do que resultados numéricos, mas também retorno na qualidade de vida desses alunos.

Foram crianças alfabetizadas com apoio dos livros da coleção, que se encantaram com o mundo da leitura, melhoraram seu desempenho escolar e atualmente são exemplos de como uma realidade pode ser transformada com a educação.

Em 2009, também se comemora o aniversário de 5 anos do Programa “”de grão em grão””, cujo objetivo é transmitir conceitos sobre agricultura familiar e alimento seguro. O Programa “”de grão em grão”” aborda, de maneira pedagógica, conceitos que vão desde aspectos de higienização de alimentos e pós-colheita de legumes e verduras, até técnicas de produção em hortas.

Para as aulas não ficarem apenas na teoria, são implantadas hortas em todas as escolas, a fim de que os alunos possam aprender na prática os conceitos transmitidos na sala de aula. Por isso, a Fundação Cargill oferece tudo o que é necessário para a criação de uma horta, como terra, adubo orgânico, sementes, ferramentas, etc. Os produtos colhidos nas hortas são utilizados na merenda escolar, enriquecendo-a nutricionalmente.

Todas as iniciativas da Fundação Cargill se concretizam graças à atuação dos Voluntários da Cargill que são o elo entre a empresa e a comunidade.

Anualmente os professores participam de um treinamento de oito horas (Encontro de Formação Continuada), com a realização de atividades referentes ao conteúdo abordado tanto no programa Fura-Bolo como no programa “”de grão em grão””. O treinamento é conduzido por uma equipe especializada em pedagogia e ludoeducação. Participam hoje dos treinamentos 2.000 mil professores e 500 merendeiras.

O Programa Fura-Bolo é desenvolvido em 13 municípios de oito estados: Sinop (MT); Lucas do Rio Verde (MT); Itumbiara (GO); Uberlândia (MG); Três Lagoas (MS); Mairinque (SP); Balsas (MA); Ilhéus (BA); Porto Ferreira (SP); Guarujá (SP); Paranaguá (PR); Ponta Grossa (PR); e São Miguel do Iguaçu. Já o Programa “”de grão em grão”” é realizado em nove municípios de sete estados: Sinop (MT); Lucas do Rio Verde (MT); Uberlândia (MG); Três Lagoas (MS); Mairinque (SP); Balsas (MA); Ilhéus (BA); Guarujá (SP); Paranaguá (PR).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional