Fundação Grupo Botícario celebra 25 anos e promove congresso em Curitiba

Por: GIFE| Notícias| 09/09/2015

A cidade de Curitiba (PR) será a sede, de 21 a 25 de setembro, do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, evento promovido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que completa no mês de setembro 25 anos.

Segundo Malu Nunes, diretora executiva da Fundação, a edição deste ano terá como principal proposta apresentar a conservação da natureza como um tema transversal, que envolve diversos setores da sociedade. Malu afirma ainda que o evento irá proporcionar discussões que oferecem tanto a experiência dos especialistas em conservação, como a modernidade das novas tecnologias que envolvem e mobilizam a sociedade.

Desta forma, durante os cinco dias do evento, serão compartilhadas experiências em conservação da natureza no Brasil e no mundo, a partir da visão de diferentes áreas de atuação. A ideia é refletir sobre ações efetivas em prol do meio ambiente e das quais as pessoas podem participar.

Dentre os palestrantes convidados estão, por exemplo, o cineasta Fernando Meirelles, que irá falar sobre o cinema como estratégia de mobilização e formação de parcerias; a ambientalista e ex-senadora Marina Silva, que irá discutir sobre inspirações para a conservação da natureza; e Tomas Nora, responsável pelo Google Maps na América Latina, que, em sua palestra, irá abordar sobre projetos inovadores de tecnologia que aproximam cada vez mais as pessoas da natureza.

Além da experiência do Google, os participantes poderão conhecer outras experiências que utilizam a tecnologia a serviço da conservação, como o aplicativo Urubu Mobile, que pretende reduzir o número de atropelamentos de animais silvestres. “O uso estratégico da tecnologia viabiliza a aproximação da conservação do dia a dia das pessoas. Ao atuarem como cidadãos participativos, colaborando com o fornecimento de informações, as pessoas sentem-se parte do processo e podem ver na prática suas ações fazendo a diferença”, ressalta Malu Nunes.

O evento trará ainda para a pauta de debate discussões sobre “O papel das áreas protegidas na conservação e na economia mundial e no futuro da sociedade”, “Prioridades atuais e visão de futuro para o Brasil”, “Como conectar pessoas: unindo biodiversidade e cidadania”, “Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC): concepção, implementação e situação atual”, entre outras.

Além das palestras e conferências que acontecerão nas manhãs de 22 a 25 de setembro, o congresso contará com uma programação diversificada nas tardes de 22 a 24, durante o IV Simpósio Internacional de Conservação da Natureza.

Serão realizados cinco simpósios, com as seguintes temáticas: “Proteção de terras privadas: estratégias para o estabelecimento de mecanismos de incentivo”, “Do conhecimento a ação: como a comunicação pode mobilizar a sociedade em prol de uma causa”, “O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e a proteção da fauna silvestre brasileira: o vazio das florestas e o dilema da reintrodução”, “O papel da biodiversidade na adaptação às mudanças climáticas” e “Programa de Negócios e Biodiversidade da Convenção da Diversidade Biológica da ONU (CDB).

Durante o evento, ocorrerá também a Mostra de Conservação da Natureza, no qual serão apresentadas iniciativas de parceiros e patrocinadores nas temáticas de conservação da natureza, meio ambiente, sustentabilidade e investimento social privado.

 

Serviço:

VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação

Data: 21 a 25 de setembro

Local: ExpoUnimed, em Curitiba (PR)

Inscrições: podem ser feitas pelo site do congresso

Informações: pelo telefone (41) 3049-0212 ou pelo e-mail [email protected]

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional