Fundação Grupo Boticário seleciona projetos de conservação da natureza 

Por: GIFE| Editais| 06/03/2017

Fotografia: divulgação Projeto Tatu-Bola

Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza está com inscrições abertas até o dia 31 de março para a primeira chamada de 2017 do  Edital de Apoio a Projetos de seu Programa de Apoio à Ações de Conservação.

Voltado para instituições privadas sem fins lucrativos, como fundações ligadas a universidades e organizações não governamentais, o programa visa potencializar a geração de conhecimento com pesquisas e estudos sobre a biodiversidade brasileira, além de estimular iniciativas que promovam mudanças positivas no cenário ambiental do país

O programa acontece há 20 anos e já atendeu 1.493 projetos de 493 instituições de todo o País. São duas chamadas anuais, uma a cada semestre e, em média, em cada processo de seleção, são apoiadas de 10 a 13 propostas. “Cada edital representa a oportunidade de participarmos dos mais diversos estudos e ações práticas de conservação, que são pragmáticos e cumprirão nosso objetivo de promover e realizar ações de conservação da natureza brasileira”, afirma a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

O recurso total disponibilizado pelo programa é de R$ 1,1 milhão e não há valores mínimos ou máximos para as propostas, que devem ser apresentadas considerando o tempo de execução de 12, 18 ou 24 meses.

O edital é dividido em três linhas temáticas. A primeira é voltada para a criação ou ampliação de Unidades de Conservação de Proteção Integral e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Outra linha prioriza iniciativas para proteger as espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Os projetos inscritos nessa área devem ter como objetivo colocar em prática as atividades previstas nos Planos de Ação Nacional (PANs), buscando melhorar os seus status de conservação.

Por fim, o terceiro foco do edital é voltado para iniciativas que visem minimizar as ameaças à biodiversidade dos ecossistemas costeiros e marinhos – que estão longe da meta de proteção da Convenção da Diversidade Biológica, que indica a necessidade de conservar 10% desses ambientes, sendo que o Brasil protege atualmente apenas 1,5% por meio de Unidades de Conservação.

 

Inscrições

O edital completo está disponível no site da Fundação Grupo Boticário e as inscrições devem ser feitas pelo link.  Em caso de dúvidas, os interessados podem contatar a equipe de Ciência e Informação da Fundação, pelo telefone (41) 3318-2639 ou pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional