Fundação Itaú Social e Banco Itaú lançam campanha de incentivo à leitura para crianças

Por: GIFE| Notícias| 24/10/2016

A Fundação Itaú Social e o Banco Itaú lançaram, em outubro, a campanha “Leia para uma Criança”. Este ano ela disponibilizará ao público, gratuitamente, 3,6 milhões de livros da Coleção Itaú Criança. O objetivo da ação, que faz parte do Programa Itaú Criança, é estimular a participação ativa dos adultos na educação das crianças desde a primeira infância, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

A Coleção Itaú Criança tem seus livros recomendados por especialistas em literatura infantil. Este ano, os títulos apresentados são Poeminhas da Terra, de Márcia Leite, da Editora Pulo do Gato e Selou e Maia, de Lara Meana, da Editora SM. Pais, educadores, voluntários de instituições sociais e demais interessados em aderir à mobilização têm acesso às coleções por meio do site www.itau.com.br/itaucrianca . Após a realização do cadastro, o material é enviado gratuitamente pelos correios em até 20 dias para todo o país. O portal também apresenta dicas de leitura, histórias, notícias e iniciativas que têm como tema a leitura e a educação.

Desde 2010 até o final deste ano, terão sido oferecidos pelo programa mais de 48 milhões de livros. Organizações não governamentais (ONGs) que atendem crianças e secretarias municipais de educação receberão 400 mil exemplares disponibilizados pela campanha. Também serão distribuídos quatro mil exemplares em fonte ampliada e braile. Eles foram adaptados pela Fundação Dorina Nowill, para atender pessoas com deficiência visual.

Cláudia Sintoni, coordenadora de mobilização social da Fundação Itaú Social, conta que a parceria entre a fundação e a área de marketing garante ampla visibilidade ao tema dando mais força para as ações do programa. “Essa campanha é direcionada aos adultos que são convidados a ler para as crianças. Por meio da leitura e do compartilhamento de histórias, eles contribuírem para a ampliação do repertório cultural e cognitivo da criança.”

Disseminação

O Programa Itaú Criança promove ainda, ao longo de todo o ano, ações voluntárias de leitura. Elas são realizadas pelos colaboradores do Banco Itaú em organizações da sociedade civil (OSCs), abrigos; escolas; creches; parques; hospitais e outros espaços públicos. Para apoiar essas iniciativas, a fundação oferece formação aos voluntários em mediação de leitura. Ela conta ainda com a Biblioteca Itaú Criança, um acervo literário com 50 títulos que são doados para a organização que recebe a ação voluntária.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional