Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho lança novos projetos de valorização da educação

Por: GIFE| Notícias| 10/03/2014

A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e o Grupo RBS promovem em 2014 uma série de ações voltadas para o público escolar, com a proposta de trazer para a pauta de discussão temas como valorização da escola e do professor, além da importância de colocar a melhoria da educação como pauta urgente da sociedade.

Hoje, dia 10 de março, o projeto “Leitura na Cabeça” irá promover uma ação de boas-vindas às crianças que iniciam sua vida escolar no primerio ano do Ensino Fundamental, incentivando o contato com a leitura. Nesta data, será feita a entrega gratuita de livros “”Onde eu estava com a cabeça” para os estudantes das 230 escolas estaduais e 47 municipais que contam com o Ensino Fundamental na cidade de Porto Alegre (RS). A obra, que faz parte da coleção “”O amor é a melhor herança””, dos Monstrinhos, busca reforçar a importância de valorizar a educação.

A EMEF Marcírio Goulart Loureiro foi a instituição escolhida para receber uma atividade direcionada às crianças. Haverá a presença dos “Monstrinhos” e os colaboradores do Grupo RBS farão a contação do livro. Ao final do dia, os alunos serão incentivados a levar o livro para casa e pedir que pais ou responsáveis terminem de ler a história com eles.

A mesma atividade já foi realizada na cidade de Florianópolis (SC), no dia 17 de fevereiro, no Instituto Estadual de Educação e na Escola Intendente Aricomedes da Silva. Ao todo, cerca de 170 crianças foram impactadas pelo evento. “Tivemos uma repercussão muito positiva da iniciativa, tanto dos professores, quanto das crianças. Todos os alunos ficaram muito encantados com o livro e curiosos para saber o final da história. Acreditamos que eles devam ter sim chegado em casa e pedido aos familiares para terminarem a leitura. Queremos que essa possa ser uma ferramenta interessante também para agregar as famílias na alfabetização dos filhos”, comenta Cheila Zortea, coordenadora da Fundação em Santa Catarina.

Em Florianópolis, além da ação e da distribuição de mais de 3 mil exemplares de livros para as escolas, foi realizado ainda um workshop técnico com professores das escolas estaduais da cidade, reforçando a importância da participação dos pais na formação dos filhos e do sentido de pertencimento da criança no ambiente escolar. A atividade contou com a presença de 50 educadores, que puderam trocar experiências sobre sua prática.

O projeto “”Leitura na Cabeça”” conta também com uma ação de incentivo para que os professores desenvolvam atividades relativas à leitura em sala de aula. Para isso, todos os educadores receberam uma cartilha elaborada pela Fundação que traz sugestões de atividades como, por exemplo, a dramatização da história pelos alunos, uma história em quadrinhos, um desenho coletivo, entre outras. A Fundação espera ainda, como última etapa do projeto, receber o relato por parte dos professores sobre as ações desenvolvidas. O material será transformado em uma revista digital com os resultados obtidos.

Já recebemos, inclusive, o pedido de professores para ampliarmos o prazo inicial estabelecido para esta devolutiva, para que possam ter tempo de incluir as atividades no planejamento das aulas, que já estava elaborado. Todos ficaram bastante interessados em participar”, destaca Cheila.

Apoio a projetos

Outra iniciativa que será lançada no dia 11 de março pela Fundação é o projeto “Vestindo a Educação”. A proposta será financiar projetos de educação de até R$ 2 mil propostos pela comunidade escolar nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para participar, professores, pais ou alunos de uma instituição pública regulamentada deverão acessar o site da iniciativa e escrever, em até 140 caracteres, qual é a necessidade da escola ou ação a ser desenvolvida como, por exemplo, a compra de uma nova coleção de enciclopédias. Os internautas que acessarem o site poderão “curtir” as ideias. Aqueles projetos “mais curtidos” serão apoiados. Nesta primeira edição, serão escolhidos oito projetos.

Os recursos para a iniciativa são obtidos a partir da venda de camisetas com estampas dos Monstrinhos disponíveis nas Lojas Gang.

A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e o Grupo RBS são associados GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional