Fundação Odebrecht firma Pacto de Governança com instituições apoiadas

Por: Fundação Norberto Odebrecht| Notícias| 05/05/2016

Unidos pelo mesmo objetivo, a serviço do desenvolvimento e crescimento sustentáveis, líderes das instituições que integram o Programa PDCIS reuniram-se em Ituberá (BA), no dia 25 de abril, para assinatura do Termo de Adesão ao Pacto de Governança da Fundação Odebrecht. Na abertura do evento, Graciela Mends Ribeiro Reis, Vice-Presidente de Organização & Governança da Fundação, leu uma mensagem escrita pelo Presidente Executivo da instituição, Eduardo Odebrecht de Queiroz, direcionada aos presentes. “Posso dizer que a melhor frase que ilustra esse momento é que a disciplina gera o respeito e consolida a confiança. Estamos todos juntos pelo mesmo ideal, tendo como pilares a equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade social”, afirmou.

Ao assinar o Pacto, as instituições se comprometeram em seguir procedimentos para fortalecer a Governança, nos aspectos que envolvem Parcerias e Investimentos Sociais, Pessoas & Organização, Comunicação e outros. Segundo Joaquim Cardoso, Assessor Especial do Presidente Executivo, além de um conjunto de regras entre as partes envolvidas, o documento se configura “como regras básicas fundamentais a serviço da Sustentabilidade, propugnada de forma diferenciada, idealista e inédita”, disse.

Para Quionei Araújo, diretor da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), a assinatura é um passo importante para que as instituições continuem a desenvolver o trabalho, pautados na busca pelos resultados. “Estamos selando o que já vínhamos construindo ao longo do tempo, entre erros e acertos”, disse. O Pacto de Governança da Fundação Odebrecht é composto por um Acordo de Parceria e Cooperação que traz as normas de convivência, com obrigações recíprocas, um Plano de Ação para o ano de 2016 e os procedimentos operacionais para o chamado “jogo do ganha-ganha”, pelo qual se detalha a operação das ações comuns, com foco na eficiência.

Volney Fernandes, Diretor Executivo da Organização de Conservação da Terra (OCT), ressaltou a importância do marco. “Hoje, estamos vivendo a formalização de um pacto moral que existe entre as instituições e a Fundação Odebrecht, que nos orienta e traz uma cultura empresarial muito forte, em prol da perpetuidade do Programa PDCIS”, afirmou. Como diferencial, a Fundação Odebrecht atua para empoderar organizações da sociedade civil, transferindo não apenas recursos financeiros, mas também sua tecnologia empresarial.

Além dos líderes da CFR-PTN e OCT, o Pacto foi firmado com os representantes da Casa Familiar Agroflorestal, Casa Familiar Rural de Igrapiúna, Casa Familiar das Águas, Casa Jovem, Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves e Instituto Direito e Cidadania. Segundo Graciela Reis, são instituições que oportunizam, ao lado da Fundação Odebrecht, a transformação social por meio da oferta de uma educação contextualizada, com geração de trabalho e renda, cidadania e respeito ao meio ambiente. ”Possuímos um Programa forte e um papel diferenciado. Logo, essa Governança não é uma burocratização, mas a certeza da disciplina para fazer mais e ainda melhor”, concluiu.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional