Fundação Volkswagen lança edital de projeto Educação Infantil – Brincadeiras e Inclusão

Por: GIFE| Editais| 11/04/2016

A Fundação Volkswagen acaba de lançar edital para o seu novo projeto Educação Infantil – Brincadeiras e Inclusão. A proposta é selecionar iniciativas que tenham como foco a formação de profissionais que atuam na Pré-Escola de escolas públicas – com crianças de 4 a 5 anos e 11 meses – a fim de qualificá-los sobre questões essenciais a respeito do brincar e a inclusão.

A ideia é trazer aos educadores e gestores escolares orientações abordadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e dos Marcos Políticos-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que possam ajudá-los a pensar em sua prática cotidiana, colaborando para que os alunos aprendam de forma vivencial, interdisciplinar e lúdica.

Entre as motivações para o projeto, está o fato de que as crianças precisam brincar independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais ou sociais, pois trata-se de algo essencial para suas vidas. Diversas pesquisas e estudos apontam que as brincadeiras trazem envolvimento, amizades, alegria, troca de experiências, encantamento e auxílio mútuo às crianças, questões fundamentais para o seu pleno desenvolvimento.

Para participar do edital, a instituição proponente deverá apresentar uma proposta de curso, que deverá atingir 80 professores de duas Pré-Escolas em dois municípios no Estado de São Paulo, assim como a equipe de gestores, como supervisor, diretor de escola, coordenador pedagógico e outros que conduzem tarefas educativas nas unidades selecionadas.

A formação deverá ser na modalidade semipresencial, trazendo conteúdos como: marcos legais; flexibilizações e adaptações curriculares; recursos didáticos e tecnologias assistivas disponíveis; processos de avaliação adequados; adequações de materiais, brinquedos e brincadeiras; serviços de apoio pedagógico especializado na classe comum e em salas de recursos; entre outros. Além disso, o projeto deverá prever meios de acessibilidade para o material de apoio (impresso e online), seminários, encontros presenciais e demais atividades do curso.

Os projetos inscritos no edital passarão, inicialmente, por um processo de triagem em que será verificado o atendimento às solicitações do regulamento, no que diz respeito à documentação. Em seguida, as propostas serão encaminhadas à comissão de Seleção, que irá avaliar os projetos, com base nos critérios estabelecidos: relevância e mérito qualitativo, no qual serão considerados aspectos tais como clareza, conhecimento sobre Educação Infantil, cultura lúdica, processos de inclusão e inserção da família na educação das crianças; ineditismo; pioneirismo; contextualização; potencial transformador; consciência histórico-cultural; e alcance regional e alcance público.

Os interessados em participar devem acessar o regulamento no site e enviar o projeto até o dia 16  de maio para o e-mail: [email protected].

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