Fundo PositHiVo seleciona projetos de prevenção ao HIV/AIDS e Hepatites Virais

Por: GIFE| Editais| 17/04/2017

Estão abertas as inscrições, até o dia de 05 maio, para o edital 2017 do Fundo PositHiVo, direcionado a organizações da sociedade civil que desenvolvem projetos de prevenção ao HIV/AIDS e Hepatites Virais.

O objetivo do edital é apoiar iniciativas que visem fortalecer ações de base comunitária de incidência política e advocacy relacionadas à epidemia de IST/HIV/AIDS e hepatites virais, e o fortalecimento e/ou a ampliação das ações de “Prevenção Combinada” ao HIV/AIDS (Prevenção combinada é a possibilidade de combinar ou usar as tecnologias disponíveis para prevenir o HIV como, por exemplo, camisinha, PEP, PREP, entre outros).

As propostas apresentadas deverão ter como público-alvo prioritário as pessoas que vivem com HIV/AIDS, os portadores de hepatites virais e/ou as populações em contextos de maior vulnerabilidade a esses agravos, considerando os dados epidemiológicos, preferencialmente: jovens, população LGBT, mulheres, população negra e terceira idade.

Além disso, os projetos de prevenção devem priorizar metodologias de abordagem entre pares e que tenham como foco a mudança comportamental; ações que contemplem a atual estratégia do Ministério da Saúde, disseminando informações sobre o tema “Prevenção Combinada”; e que as ações de incidência política e advocacy tenham por objetivo contribuir para que as lideranças comunitárias, bem como toda a sociedade, possam atuar ativamente junto às instâncias de discussão das políticas públicas de saúde e defesa de direitos.

Poderão concorrer ao edital organizações da sociedade civil de base comunitária que tenham no mínimo um ano de constituição formal. Os projetos a serem apresentados deverão ter um valor máximo de R$ 25 mil e duração sete meses, sendo o período de vigência de 01 de junho a 31 de dezembro de 2017, e não poderão ser renovados. Em 2016, o primeiro edital público do Fundo PositHiVo apoiou 15 iniciativas.

Na avaliação das propostas, serão considerados os seguintes critérios: adequação do projeto aos objetivos do edital; coerência entre a proposta apresentada com a missão da instituição; capacidade de multiplicação das ações do projeto; criatividade e inovação da iniciativa; articulação com demais redes, organizações da sociedade civil, fóruns e serviços do SUS (Sistema Único de Saúde); capacidade administrativa e organizacional da instituição; e capacidade de sustentabilidade das ações após o término do projeto.

As inscrições devem ser feitas na plataforma Prosas (clique aqui). O regulamento está disponível neste link. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefone: (11) 3129-9055.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional