GIFE e Instituto Sabin reúnem investidores sociais em Brasília

Por: GIFE| Notícias| 13/04/2015

O GIFE e o Instituto Sabin promoveram, no dia 31 de março, um encontro com investidores sociais com sede em Brasília para iniciar a construção de uma rede local sobre o tema. O encontro reuniu 12 diferentes organizações que já realizam investimento social e gerou oportunidades de networking. Na ocasião, o GIFE apresentou também a sua agenda estratégica para 2015.

Estiveram presentes na atividade representantes da Fundação Banco do Brasil, Banco do Brasil, Instituto Bancorbrás, Instituto Cooperforte, Fundação Regional de Assistência Oftalmológica, Instituto Santa Marta de Pesquisa, Fundação Assis Chateubriand, Eletrobrás, Eletronorte e Instituto C&A.

Segundo Ana Carolina Velasco, gerente de relacionamento do GIFE, a proposta do encontro foi apresentar as tendências do investimento social e identificar se há sinergias e interesse para o grupo em se reunir e trocar experiências e conhecimento. “”Não temos como criar mais uma frente de articulação em outro local, mas podemos contribuir por meio dos esforços dos nossos associados, que têm interesse em fomentar o campo do investimento social em Brasília””, destaca.

Carla Andrea Sattler, gerente do núcleo de Mobilização Social do Instituto C&A, esteve na reunião e aposta na experiência do GIFE em mediar e conduzir grupos de interesses para colaborar na constituição do grupo. “Afinal, como ponto de partida, além de identificarmos e fazermos uma leitura de cenário, precisamos nos fortalecer e identificar o que nos une como grupo, quais são nossos desafios enquanto investidores sociais privados, quais são as demandas sociais que nos mobilizam e nos engajam, como podemos apoiar e impactar a realidade local, como podemos advogar a favor de determinados temas e como podemos avançar no fortalecimento da sociedade civil, com uma atuação ética e transparente”, acredita.

Para a gerente do Instituto C&A, a realização de encontros regionais entre os investidores é fundamental. “A proposta de articular atores locais vem ao encontro de buscarmos soluções conjuntas, de promovermos mobilização e engajamento para a participação social e para a construção do bem-comum. É uma excelente iniciativa e um ótimo desafio para nos movermos em busca dos valores e propósitos que nos unem em prol de diferentes demandas sociais, em prol da democracia e do fortalecimento da sociedade civil”.

A avaliação do encontro pelos participantes foi bastante positiva. “”Estávamos ensaiando esta aproximação há algum tempo. Ainda paira no ar um senso comum de que em Brasília só há investimento governamental. No entanto, a iniciativa privada vem ganhando espaço no PIB (Produto Interno Bruto) do Distrito Federal, criando oportunidades para novos investidores sociais””, afirma Fábio Deboni, gerente do Instituto Sabin e anfitrião da atividade.

Para Ana Carolina Velasco, o encontro “”foi apenas uma semente, que tem muito potencial de gerar proveitosas trocas entre as organizações””.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional