Globo e Pastoral da Criança lançam campanha “Toda gestação dura 1000 dias”

Por: GIFE| Notícias| 18/05/2015

Com a proposta de sensibilizar e orientar as famílias brasileiras sobre a importância do cuidado nos primeiros 1000 dias de um bebê – o período que vai desde o início da gestação até os dois anos de idade -, a Globo e a Pastoral da Criança lançam a campanha nacional “Toda gestação dura 1000 dias”. A ideia é destacar o quanto esta etapa é determinante para a saúde pelo resto da vida.

A campanha é embasada em um conceito legitimado nos meios científicos e acadêmicos e se propõe a trazê-lo para o cotidiano da população. A teoria de Barker comprova que, quanto menor o peso de um bebê no nascimento e durante a infância, maior será o risco de desenvolver doença coronariana, diabetes, obesidade e hipertensão na vida adulta. O que queremos é contribuir com qualidade de vida das futuras gerações, influenciando de maneira positiva na saúde pública do país”, ressalta Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da Globo.

A campanha engloba três iniciativas principais. A primeira delas é um filme, que está sendo veiculado na programação da Globo até o dia 31 de maio, e que traz a questão da “proteção” como mote central. O tema da campanha será divulgado também amplamente na programação da Globo, assim como nas mídias sociais, além da disponibilização de um aplicativo, chamado “1000 dias”, desenvolvido pela equipe técnica da Pastoral da Criança.

Por meio do aplicativo, e a partir de um cadastro inicial, as mães podem acompanhar o desenvolvimento da gestação e também da criança, com dicas de alimentação, saúde e segurança; calendário de vacinação; acompanhamento do peso ao longos dos mil dias; além de informações a respeito do desenvolvimento infantil a cada mês. Caso uma mãe tenha um bebê de 8 meses, por exemplo, o aplicativo indica que, nesta fase, o bebê começará a jogar coisas no chão para que os adultos possam pegá-las, além de aprender a mandar beijos e bater palmas.

Beatriz Azeredo destaca a importância da iniciativa em parceria com a Pastoral da Criança. “A Pastoral tem um trabalho nacionalmente reconhecido e relevante para a saúde de milhares de mães e crianças brasileiras. Ao longo dos 30 anos de parceria, somamos forças pela infância no país, colocando nosso poder de comunicação e mobilização social para campanhas como Soro Caseiro, 1ª dose de antibiótico imediata, prevenção a morte súbita infantil e, em 2015, a ‘Toda gestação dura 1000 Dias’”, comenta.

A Pastoral da Criança já desenvolve uma série de iniciativas com o foco nos primeiros 1000 dias das crianças, tendo em vista que, apesar de nos últimos 20 anos ter ocorrido uma queda na mortalidade infantil, aumentou o número de bebês nascendo com peso baixo (com menos de 2,5 kg) e prematuros.

No site da Pastoral, por exemplo, estão disponíveis diversas entrevistas com especialistas sobre temas que envolvem este período do bebê, além de materiais educativos, como uma cartela que aponta possíveis problemas que as crianças podem vir a desenvolver ao longo deste período. As crianças que não mamam no peito, por exemplo, apresentam mais pressão alta, diabetes e obesidade na adolescência e depois de adultas. Entre as dicas de como cuidar e evitar estas doenças, a Pastoral aponta: garantir uma alimentação saudável, ter bons hábitos de higiene, fazer todas as vacinas, oferecer muito carinho, atenção, conversas e oportunidades para brincadeiras.

A TV Globo é associada GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional