Sobre os Indicadores GIFE de Governança

 

Os Indicadores GIFE de Governança são um instrumento que permite a associações e fundações avaliar por si mesmos o grau de desenvolvimento de sua governança tendo como referência as linhas gerais estabelecidas pelo Guia das melhores práticas de governança para institutos e fundações empresariais, elaborado pelo GIFE e o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). A autoavaliação é realizada por meio de preenchimento de questionário online estruturado em um conjunto de indicadores que refletem, por atribuição numérica, graus de governança em relação a práticas voluntárias relacionadas às distintas dimensões estabelecidas. Ao aplicar esse conjunto de indicadores, a organização obtém uma pontuação total e pode melhor desenhar os caminhos para o aperfeiçoamento de sua governança.

Os indicadores estabelecem, assim, as bases para o que pode vir a ser, no futuro, um sistema de autorregulação do setor para as práticas de governança por apresentar parâmetros e promover a discussão e conhecimento sobre o tema.

É importante sinalizar o que está fora do escopo dos indicadores:

Quais são os indicadores?

Os indicadores estão agrupados em eixos e componentes, clique em cada um dos componentes abaixo para acessar seus indicadores.

Eixo Componente
Conselho deliberativo
Controle e supervisão financeiros e econômicos
Estratégia e gestão
Políticas institucionais
Transparência e relação com partes interessadas

 

Quais são os objetivos dos Indicadores GIFE de governança?

Como foi construída?

Figura_processo_governança


Para preencher a avaliação acesse: Autoavaliação

FacebookTwitterLinkedInGoogle+