Infância em debate: ações em prol dos direitos de crianças e adolescentes

Por: GIFE| Notícias| 24/10/2016

Ainda na programação do mês da criança, organizações do campo social brasileiro promovem ações e reforçam seus posicionamentos frente aos desafios para o fortalecimento de programas e projetos voltados aos direitos das crianças e adolescentes no país. O redeGIFE conversou com associados e organizações sociais que atuam com a causa. Confira.

Um manifesto pela infância

Presente em 12 estados e no Distrito Federal, a organização Aldeias Infantis SOS Brasil trabalha com mais de 6 mil crianças e suas famílias, desenvolvendo projetos com foco na educação, esporte, lazer e empregabilidade, por meio de seus Centros Sociais e Centros Comunitários. Todos os serviços se desenvolvem com a participação e articulação da comunidade, em um movimento conjunto com associações de moradores, administração pública e outras organizações sociais.

Sandra Greco, gestora nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, recorda o sentido de existir da organização. “A infância sempre foi a razão de ser da organização. Desde sua fundação, em 1949, na Áustria, por Hermann Gmeiner para cuidar das crianças órfãs após a II Guerra Mundial. Hoje, a Aldeias Infantis SOS é uma organização humanitária internacional. Está presente em 134 países, e no Brasil trabalha há 50 anos em comunidades vulneráveis pelo país, defendendo o direito de crianças e jovens.”

A gestora explica que, de forma geral, os projetos se organizam em três grandes frentes: alternativas de cuidado a crianças; fortalecimento familiar e comunitário; e advocacy, a partir do planejamento, deliberação e fiscalização políticas públicas. “Nesse processo, defendemos e garantimos o direito da infância a um futuro autônomo, saudável e livre dos ciclos da pobreza e violência.”

Em comemoração aos dos 50 anos da Aldeias Infantis SOS Brasil, foi lançado no dia 7 de outubro na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo um manifesto que será trabalhado até abril do próximo ano, quando chegará ao Congresso Nacional:

Manifesto +50

Somos uma organização de cuidado infantil, com paixão pelo desenvolvimento de cada criança para sua autonomia e sucesso na vida.
Somos um espaço de empoderamento de jovens, para que cada um deles conquiste seu papel no planejamento do próprio futuro.
Somos parte da comunidade, que fortalece seu capital social para que nenhuma família seja vítima da própria vulnerabilidade.
Somos um laboratório de inovações sociais, que adota enfoques mais modernos para solucionar problemas atuais em busca de impacto.
Somos uma iniciativa global, com 134 bandeiras e o compromisso de que nenhuma criança cresça sozinha.
Somos nossa história de 50 anos no Brasil e seremos nosso futuro por +50, sendo o direito de viver em família algo inegociável!

Inspirações

A Aliança pela Infância, um dos principais movimentos que atuam com o tema no Brasil,  promove no próximo dia 25 de outubro, por exemplo, o primeiro encontro da Série Inspirações para debater o “ABCD Encantado da Infância”. O evento irá trazer reflexões e contribuições sobre Aprender, Brincar, Comer e Dormir, alicerces para o desenvolvimento das crianças.

O encontro acontece no Sesc Santo Amaro, das 13h30 às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas enviando um e-mail com nome, RG, organização e telefone para [email protected]. As vagas são limitadas. O evento conta com parceria do Instituto Mahle e tem apoio do Sesc.

A Aliança é um movimento pelo respeito à essência da criança que busca inspirar e oferecer experiências que possibilitem reencantar os adultos sobre atos cotidianos da infância. O encontro contará com a participação dos debatedores Paula Saretta, Giovana Barbosa de Souza, Vanessa Acras e Derblai Sebben. A programação completa pode ser conferida no site do movimento.

Em 2016 a Aliança está comemorando 15 anos de atuação no Brasil e celebra uma história marcada por desafios, como um movimento em constante defesa do tempo da infância. E, ao refletir sobre sua trajetória, a Aliança propõe um olhar especial sobre o que chama de ABCD Encantado da Infância, elaborando, assim, seu novo posicionamento.

“O embrião desse posicionamento calcado nasceu a partir das escutas de membros do movimento e de outros atores do campo da infância. Além do acúmulo de experiências da Aliança nos últimos anos. Em plena fase de desenvolvimento, essa semente está sendo fortalecida no mês da criança com o lançamento da Série Inspirações”, explica Letícia Zero, secretária executiva da Aliança no Brasil.

Investimento de impacto

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) é outra organização que atua para promover o desenvolvimento integral da criança. Com um trabalho pautado no conceito de rede, articula parceiros para disseminar a causa da primeira infância e provocar mudanças sistêmicas, por meio de ações com impactos reais e escaláveis.

Eduardo Marino, gerente de avaliação da FMCSV, conta que a missão da organização é gerar e disseminar conhecimento sobre o desenvolvimento na primeira infância, período que compreende da gestação até os seis anos de vida.

Ele conta que o foco da fundação em seus primeiros 40 anos foram os estudos de hematologia. Em meados dos anos 2000 a organização passou por um processo de revisão de sua atuação para se alinhar a temas mais conectados ao século XXI. Foi assim que surgiu o trabalho mais focado na primeira infância.

Muitos estudos da neurociência e de algumas áreas da economia apontam que o retorno à sociedade – do ponto de vista ético e financeiro – é muito significativo quando o investimento é voltado para essa faixa etária. “Não que as outras áreas não sejam também importantes. Mas percebemos muitas evidências com a nossa experiência acumulada que os resultados são transformadores.”

Nessa trajetória Marino destaca dois importantes marcos com os quais a FMCSV esteve envolvida: a elaboração do Marco Legal da Primeira Infância e o mais recente programa do Governo Federal chamado Criança Feliz. “Nesse último caso, nossa maior contribuição é atuar como ponte entre os gestores da iniciativa e os desenvolvedores de soluções inovadoras no campo da infância.”

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional