Inscrições abertas para o edital Building Movements – Feminismos Contemporâneos

Por: GIFE| Editais| 14/08/2017

A British Council, a ONU Mulheres, a Open Society Foundations e o Fundo ELAS lançaram o novo edital Building Movements – Feminismos Contemporâneos, que visa apoiar projetos de grupos de mulheres de todo o Brasil com enfoque na mobilização de mulheres para a defesa de seus direitos, formação política e ação feminista coletiva.

Podem participar da seleção grupos formais e informais de mulheres, e também redes de ativistas ou de organizações, todas que se dediquem democraticamente à promoção e a defesa dos direitos das mulheres e/ou aos direitos humanos com experiência de pelo menos um ano de atuação.

A proposta é selecionar 10 projetos, de até R$25 mil, que fortaleçam a luta por igualdade de gênero por meio de ações feministas coletivas, que promovam diálogos intergeracionais e intermovimentos e a troca de experiências entre países.

As linhas de apoio são: Ação feminista ou mobilização social feminista e de mulheres; Formação política feminista; Formação feminista em comunicação e tecnologia; Iniciativas de interação, diálogo, troca de experiências, de aproximação ou para o desenvolvimento de alianças entre diversos segmentos dos movimentos de mulheres; Iniciativas de interação, diálogo, troca de experiências, de aproximação ou para o desenvolvimento de alianças entre países da região da América Latina e o Reino Unido; Mobilidade e Direito das Mulheres à Cidade; Ativismo feminista e cultura; Educação feminista em escolas e ativismo de jovens estudantes; Bem-estar, cuidado e segurança de e entre ativistas feministas; Enfrentamento ao racismo e ao etnocentrismo; Enfrentamento à violência; Enfrentamento à criminalização do ativismo das mulheres; Enfrentamento à precarização do trabalho.

As propostas enviadas serão analisadas por um Comitê, que utilizará os seguintes critérios para avaliação: pertinência em relação à proposta definida pelas prioridades e linhas de apoio; ação feminista coletiva ou trabalho em rede; relevância da metodologia; adequação da aplicação dos recursos; viabilidade técnica; amplitude dos efeitos na comunidade; inovação; ações comunicativas, impacto social local e nacional; e promoção de diálogos com a sociedade.

Os projetos selecionados, além de receberem o recurso financeiro, irão participar do II Diálogo Mulheres em Movimento, a ser realizado em 2018, que inclui diálogos estratégicos entre ativistas de diversos segmentos dos movimentos sociais, além de capacitações em desenvolvimento institucional, mobilização de recursos, comunicação e marketing, e também um trabalho em rede das organizações para planejar estratégias conjuntas.

Como participar

Os grupos interessados em participar devem preencher o formulário de solicitação de apoio fornecido pelo Fundo ELAS, disponível no site (clique aqui) e enviá-lo ao endereço postal do Fundo ELAS que se encontra no final do edital. O prazo termina no dia 25 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional