Inscrições abertas para o Prêmio Jovem Cientista

Por: GIFE| Notícias| 06/10/2014

Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.

Criada em 1981, a iniciativa tem como finalidade incentivar a pesquisa no Brasil e destacar jovens talentos das ciências. A cada edição aborda um tema de prioridade nacional, relevante para o incremento do cenário científico e tecnológico do país como, por exemplo, “Energia e Meio Ambiente”; “Cidades Sustentáveis”; “Inovação Tecnológica nos Esportes” e “Água: desafios da sociedade”.

Esse ano, o prêmio chega a sua 28ª edição, buscando identificar soluções e inovações para os desafios da segurança alimentar e nutricional. Estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, além de mestres e doutores interessados em participar, devem fazer suas inscrições no site da iniciativa até 19 de dezembro.

A premiação contempla cinco categorias: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico e, ao todo, doze prêmios serão distribuídos entre elas.

Algumas das áreas de conhecimento relacionadas ao tema desse ano são ciência de alimentos; tecnologia de alimentos; medicina; enfermagem; saúde pública; nutrição; farmácia; microbiologia; toxicologia de alimentos; tecnologia de alimentos dietéticos e nutricionais; biotecnologia; engenharia de alimentos; engenharia agrícola; agronomia; química; bioquímica, ecologia, sociologia rural e ambiental, agricultura familiar; genética vegetal e agroindústria.

Ao longo das edições, mais de 19 mil trabalhos já foram inscritos para concorrer à premiação. Com o tema do ano passado, “Água: desafios da sociedade”, o prêmio atingiu número recorde de inscrições, com 3.226 trabalhos inscritos.

Para saber mais sobre as linhas de pesquisa e os prêmios em cada categoria acesse o site da iniciativa.

A Gerdau, a Fundação Roberto Marinho e a BG Brasil são associadas GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional