Inscrições abertas para o Prêmio Trote da Cidadania 2014 da Fundação Educar Dpaschoal

Por: GIFE| Notícias| 24/02/2014

A Fundação Educar Dpaschoal lança a edição do Prêmio Trote da Cidadania 2014, projeto que completa 15 anos de realização e visa reconhecer as boas práticas de recepção aos calouros nas instituições de ensino superior e escolas técnicas de todo o país.

A proposta é incentivar o empreendedorismo e acabar com qualquer forma de trote violento, oferecendo como alternativas ações de interação entre os veteranos, os recém-chegados e a sociedade.

Poderão participar da premiação entidades acadêmicas (Centro Acadêmico, Diretório Acadêmico, Empresa Júnior, Atléticas, Grêmios) e alunos matriculados que estejam desenvolvendo ações de trote solidário para a recepção de calouros no primeiro semestre de 2014. Serão também válidas inscrições de ações de trote solidário do segundo semestre de 2013.

Para efeitos do concurso, a participação deverá acontecer obrigatoriamente em equipes de seis pessoas, sendo quatro veteranos, um calouro e um professor indicado pelo grupo.

Os projetos poderão se inscrever na categoria “Livre”, que reúne ações de trote da cidadania com temática livre, e na categoria “Livro”, uma novidade deste ano. Neste caso, os projetos devem estar ligados à promoção de leitura, considerando um ou mais eixos de atuação, como: modernização ou melhoria de espaços de leitura ou bibliotecas transformando-os em espaços lúdicos e criativos; ações que incentivem a arrecadação de acervos para bibliotecas ou espaços de leitura; e atividades presenciais de incentivo a leitura como contação de história, teatros, entre outros.

“Estamos adicionando a categoria ‘Livro’ esse ano pois, no Brasil, 43,9% das crianças que concluem o 3º ano do ensino fundamental não atingem um nível considerável em leitura. Com essa categoria, queremos estimular, além da criatividade dos projetos livres, ideias que se tornem referência no incentivo à melhoria da educação e leitura do jovem no país”, aponta Marina Carvalho, supervisora de projetos da Fundação Educar DPaschoal.

Entre os critérios de seleção das iniciativas estão: inovação, sustentabilidade, potencial de envolvimento da comunidade acadêmica e impacto social. Os projetos inscritos, se tiverem interesse, poderão receber a monitoria da equipe da Fundação Educar que dará dicas e sugestões para aperfeiçoamento das atividades.

“O Trote da Cidadania se torna um marco na vida de quem participa. Nestes 15 anos de história, já participaram do prêmio projetos de todos os estados brasileiros fazendo do Trote da Cidadania o maior reconhecimento a iniciativas de trote solidário do país. A geração de hoje escreve nosso futuro. Temos que aproveitar esse potencial criativo e começar, desde a entrada em uma universidade ou escola técnica, a propor soluções que beneficiem a comunidade. Assim como exigimos das empresas e governo atitudes mais sustentáveis, temos que cuidar de nossas atitudes enquanto cidadãos e promover atitudes saudáveis, coerentes com a sociedade que sonhamos”, afirma Marina Carvalho.

Como premiação, os cinco representantes de cada um dos seis projetos finalistas (três de cada categoria) participarão de uma oficina focada em empreendedorismo na sede da Dpaschoal, em Campinas (SP). A oficina terá duração de dois dias e proporcionará networking com outros universitários, oportunidade de interação com executivos da empresa, além de conteúdo e ferramentas de inovação que poderão ser multiplicadas para os demais envolvidos do projeto.

Todos os participantes do concurso receberão também um certificado do Prêmio Trote da Cidadania 2014. As melhores práticas serão publicadas no Banco de Ideias do site, visando disseminar as boas iniciativas.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 05 de abril pelo site www.trotedacidadania.org.br

Fundação Educar Dpaschoal é associada ao GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional