Insper inaugura Centro de Liderança e Inovação (CLI)

Por: GIFE| Notícias| 18/04/2016

O Insper, com o apoio da Fundação Arymax, acaba de lançar o seu Centro de Liderança e Inovação (CLI), um espaço de formação de pessoas e de promoção de iniciativas que contribuam para resolução de problemas complexos em organizações e sociedade.

Articulado em três núcleos – empresarial, político-social e inovação – o Centro irá promover encontros para ampliar o entendimento acerca do contexto brasileiro atual, assim como cursos e programas de desenvolvimento nestas temáticas.

Carolina da Costa, professora responsável pelo Centro de Liderança e Inovação, destaca que ambos os temas têm sido corriqueiramente evocados como panaceia para resolução de problemas e desafios de empresas e sociedade – algo importante em momentos de crise – mas que é preciso entender qual o verdadeiro sentido destes conceitos.

“Enquanto liderança for essencialmente entendida sob a ótica do indivíduo-herói, corremos o risco de encaminhamentos equivocados. Isso porque acabamos por depositar nos indivíduos uma expectativa inflada de protagonismo que ignora contexto e dinâmica social nos quais estão inseridos. O CLI Insper propõe discutir liderança de forma sistêmica, reconhecendo que problemas que demandam liderança devem ser resolvidos a partir do entendimento do contexto e de princípios éticos que privilegiam o compromisso com o ‘estar a serviço do coletivo’. O exercício da liderança deve buscar fortalecer instituições (e não indivíduos ou grupos isolados), pelo menos enquanto essas instituições estiverem verdadeiramente comprometidas com os interesses sociais”, comenta Carolina.

E é nesta perspectiva que todas as atividades do Centro serão desenvolvidas. O fio condutor do trabalho será a abordagem da liderança e inovação como fenômenos que emergem de uma nova realidade que se impõe sobre grupos, demandando resolução.

“Problemas complexos demandam trabalho analítico, persistente, coordenado entre diversos times, buscando privilegiar o coletivo no longo prazo. Indivíduos que pretendem contribuir para resolução de problemas complexos em sociedade e organizações precisam estar preparados para promover esse tipo de ambiente de trabalho. Inovações só são absorvidas e aprendidas (ainda que estejam disponíveis ao nosso redor) quando grupos enriquecem o entendimento sobre os fenômenos que os rodeiam, formulando melhor seus problemas”, explica a professora.

Frente a esse cenário, entre as discussões que irão nortear as ações do CLI estão: reflexão acerca do desenho do sistema organizacional para promover liderança (design for leadership); análise da dinâmica da liderança e a prática política encaminhando ativismo social e discussão crítica da realidade brasileira; aprofundamento do processo de cognição coletiva diante de novos contextos para entender como grupos absorvem ou produzem inovação; etc.

Clique aqui e conheça o manifesto elaborado pelo CLI a respeito de liderança e inovação. Mais informações pdoem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou no site.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional