Instituto Arcor Brasil celebrou uma década de atuação em 2014

Por: GIFE| Notícias| 12/01/2015

Iniciativas próprias e parcerias nas áreas de educação e cultura marcaram os dez anos de trajetória do Instituto Arcor Brasil, comemorados em 2014. Ao longo desses anos, a organização vem desenvolvendo projetos e programas para promover, por meio da educação, a igualdade de oportunidades às crianças e adolescentes.

Em dez anos, o Instituto Arcor Brasil desenvolveu muitos programas e projetos próprios e parcerias, que levaram à construção de uma metodologia de trabalho, uma forma particular de praticar o investimento social privado. Nossa ênfase é no desenvolvimento integral a partir da educação, e no desenvolvimento de base a partir do fortalecimento de ações comunitárias”, explica Célia Aguiar, diretora executiva do instituto.

A celebração representa um momento de reflexão e uma oportunidade para reforçar compromissos com o desenvolvimento social. E, para 2015, a ideia é fortalecer ainda mais seus pilares de atuação. Célia Aguiar, comenta que os dez anos do Instituto representaram a consolidação do investimento social privado da Arcor do Brasil. “Foi um momento muito importante para repensar a trajetória já trilhada e para pensar novos caminhos, refletir sobre os muitos desafios a enfrentar.”

No período, 338 projetos, em 16 estados, foram viabilizados pelo Instituto, atingindo mais de 2 milhões de estudantes. Entre as iniciativas próprias implementadas, destaque para o Escola em Movimento, que teve sua primeira edição concluída em 2014. O programa tem como proposta promover a vida ativa, por meio do brincar, da recreação e do lazer em espaços de escolas de Ensino Fundamental. 2015 promete a segunda edição do programa, que apoiará mais 16 escolas públicas no estado do Pernambuco.

Outra ação relevante é o Programa Minha Escola Cresce, que trabalha pela ampliação e inovação das ferramentas pedagógicas existentes nas comunidades escolares de ensino fundamental, com foco nas regiões onde estão localizadas as fábricas da Arcor no Brasil. Em nove edições, o Programa Minha Escola Cresce já apoiou 182 projetos de escolas públicas, em 16 municípios. Ainda vale ressaltar o Projeto Vida, Luz e Som, que possibilitou que exames visuais e auditivos gratuitos fossem realizados em mais de 4 mil crianças.

Entre as ações realizadas em parceria com outras organizações, é importante destacar a atuação no Fundo Juntos pela Educação, com o Instituto C&A e as atividades na Rede América (www.redeamerica.org) e no Projeto Tamar (www.tamar.org.br). “O Instituto Arcor considera que as ações em parceria são uma tendência muito forte, porque otimizam recursos e geram maior impacto social.”

Para saber sobre a atuação do Instituto Arcor Brasil acesse o site da organização.

O Instituto Arcor Brasil é associado GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional