Instituto Arcor Brasil comemora quatro anos

Por: GIFE| Notícias| 02/06/2008

Mais de um milhão de alunos, de escolas de seis estados brasileiros, participaram de programas e projetos desenvolvidos durante os quatro anos do Instituto Arcor Brasil, completados no último mês. Neste período foram contabilizadas iniciativas, próprias ou em parceria, marcadas pelas múltiplas tonalidades, pelos incontáveis saberes e sabores da educação.

Criar, valorizar e fortalecer oportunidades para melhorar o acesso e a qualidade da educação nas comunidades onde a Arcor do Brasil atua é o propósito básico do instituto. Uma das ações desenvolvidas é o Programa Minha Escola Cresce que, em quatro edições, deu respaldo a projetos de 74 escolas públicas de 14 municípios, sendo 13 paulistas mais Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. São projetos apontando para novos meios de consolidar a escola, de valorizar o espaço escolar como território de produção e multiplicação de conhecimento.

Com os 25 projetos, referentes à Quinta Edição do Programa e desenvolvidos até o final de 2008, já serão 99 projetos apoiados. Um dos resultados concretos do Programa é a montagem de bibliotecas, de jornais e rádios escolares, de brinquedotecas, entre outros, em escolas que de outra forma teriam dificuldades para para estruturar esses espaços de aprendizagem.

Na mesma linha de possibilitar melhores oportunidades educativas foi encerrado em 2007 o primeiro ciclo do Projeto Vida, Luz e Som, beneficiando centenas de alunos de escolas públicas de Rio das Pedras e Bragança Paulista, no interior de São Paulo, onde estão as primeiras fábricas da Arcor no Brasil.

Todas 2.348 crianças atendidas passaram por exames auditivos e visuais gratuitos. Após triagem com profissionais especializados, centenas desses alunos que apresentaram alterações nos exames foram encaminhadas para oftalmologistas e otorrinolaringologistas, e dezenas receberam óculos doados pelo Instituto Arcor Brasil. O novo ciclo do Vida, Luz e Som, iniciado em maio de 2008, visa atender 1500 alunos de Bragança Paulista.

Entre outras iniciativas em parceria, o instituto integra a Rede América, Aliança Interage e Fundo Juntos pela Educação, que promove o Programa pela Educação em Tempo Integral, em 2008 na Segunda Edição com apoio a onze projetos de Campinas (SP) e Região Metropolitana de João Pessoa (PB).

O instituto também promove o Programa Amigos do Mar na Escola, em conjunto com o Projeto Tamar/ICMBio, e apóia o Childhood Brasil (Instituto WCF) no desenvolvimento do Programa Na Mão Certa, que objetiva erradicação da exploração sexual nas rodovias brasileiras. Uma das ações do Programa é o Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional