Instituto Arcor Brasil completa 12 anos de atuação no país com vários aprendizados para compartilhar

Por: GIFE| Notícias| 06/06/2016

Com 12 anos de atuação no país, o Instituto Arcor Brasil acumula uma série de aprendizados a partir do desenvolvimento de 411 projetos, próprios ou em parceria, que beneficiaram 2 milhões de crianças e adolescentes em mais de 30 municípios, em cinco estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Ceará.

“Algo que percebemos, a partir do contato direto com as escolas públicas neste tempo, é o de que essas instituições estão cada vez mais abertas a parcerias com o setor privado e sociedade civil em geral, como forma de melhorar a qualidade da educação. Acredito que, quanto maior for essa disposição em atuar em cooperação, maior a possibilidade de saltos da educação formal, no sentido de termos escolas muito mais dinâmicas, democráticas, atraentes e que façam sentido para os alunos”, ressalta Célia Ribeiro de Aguiar, diretora-executiva do Instituto Arcor Brasil.

Outro aspecto fundamental observado pelo Instituto é o da importância da vinculação entre educação, saúde e ação social em uma comunidade, visando o desenvolvimento de base. “Todos os atores de uma comunidade têm a ganhar com uma ação em rede, de caráter intersetorial. Essa é uma forte tendência na área de desenvolvimento humano, o que vem sendo apreendido e praticado pelo Instituto Arcor Brasil, principalmente pela sua atuação no Fundo Juntos pela Educação, em parceria com o Instituto C&A, e na RedEAmérica, em aliança com outras organizações de investimento social privado”, afirma a diretora.

Segundo Célia, os aprendizados não param por aí. Para o Instituto, foi possível perceber a diferença que faz o apoio de uma organização de investimento social privado a uma escola ou organização comunitária. “Isso gera um círculo virtuoso, com a abertura de novas portas para esses parceiros. O apoio de um instituto ou fundação empresarial fortalece muito uma escola ou organização de base que pode, a partir daí, obter novas parcerias”.

Ações

Todo esse conhecimento e experiência de atuação no campo social tem feito o Instituto conquistar resultados positivos em suas iniciativas, que visam contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades, por meio da educação.

Neste ano, a organização dá continuidade ao Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, implementado no âmbito do Fundo Juntos pela Educação, que busca aprimorar a qualidade da educação infantil em três municípios de Pernambuco: Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata. Em 2016, o foco está voltado para a construção, de forma participativa, do Projeto Político Pedagógico das unidades de escolares.

Do mesmo modo, o Instituto continuará o Programa Escola em Movimento, iniciativa regional do Grupo Arcor, de incentivo à vida ativa por meio do apoio a projetos de escolas públicas. A terceira edição do programa será realizada até 2017 em Contagem (MG) e a quarta, entre 2017 e 2018, em Bragança Paulista (SP).

Neste primeiro semestre do ano, será encerrada a participação do Instituto Arcor Brasil no Fundo Comunidade em Rede, resultado de parceria entre a Interamerican Foundation, dos Estados Unidos, e o Bloco Brasil da RedEAmérica. Nos dias 21 e 22 de junho, inclusive, haverá o encontro final do Fundo, em Pedro Leopoldo (MG). Na ocasião, serão apresentados 11 projetos comunitários apoiados nos últimos três anos, em quatro estados, mostrando o impacto da ação do investimento social privado no desenvolvimento de base.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional