Instituto Arcor Brasil completa cinco anos

Por: GIFE| Notícias| 18/05/2009

No dia 25 de maio o Instituto Arcor Brasil completa cinco anos de atividades. Neste período o instituto contabilizou o apoio a mais de 200 projetos educacionais, desenvolvidos de forma própria ou em parceria e que chegaram a 16 estados brasileiros.

O Programa Minha Escola Cresce, uma das atividades centrais do instituto neste período, já soma o apoio a 124 projetos, nas seis edições (incluindo a de 2009) da iniciativa. Dezenas de bibliotecas, hortas escolares e projetos de meio ambiente, música, teatro e artes em geral foram construídos ou viabilizados com o apoio da organização nesse período, em municípios de três estados brasileiros: Pernambuco (Ipojuca), Minas Gerais (Contagem) e São Paulo (Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Mombuca, Monte Mor, Morungaba, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracicaba, Rio das Pedras, Saltinho, Tuiuti e Vargem).

Outra iniciativa própria do instituto nesses cinco anos é o Projeto Vida, Luz e Som, que já permitiu que, em seis edições anuais, mais de 2700 alunos de escolas públicas de Rio das Pedras e Bragança Paulista fizessem exames visuais e auditivos gratuitos. Centenas de alunos que apresentaram alterações nos exames foram encaminhados para especialistas e muitos receberam óculos gratuitamente.

Entre as ações em parceria está o Programa pela Educação em Tempo Integral, do Fundo Juntos pela Educação, criado em 2004 e do qual o instituto é gestor. O Fundo é constituído ainda pelo Instituto C&A e VITAE. O Programa tem apoio da Fundação FEAC, de Campinas, e em duas edições já deu apoio a 20 projetos em Campinas, interior de São Paulo, e na Paraíba, nos municípios de João Pessoa, Lucena e Santa Rita.

A iniciativa visa a construção de redes locais de aprendizagem, constituídas por escolas, organizações sociais e outros ativos da comunidade, de modo que os jovens possam participar de atividades educacionais o tempo todo.

Outra ação em parceria é o Programa Amigos do Mar, entre o instituto e o Projeto Tamar/ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O Programa inclui o Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar, que em cinco edições, desde 2003, já atingiu mais de 1,5 milhão de alunos de quase 6 mil escolas públicas e privadas de 15 estados.

Na Sexta Edição, de 2009, foi incluído o Espírito Santo. Desde 2003 a Base do Projeto Tamar em Ubatuba é apoiada pelo instituto, o mesmo acontecendo desde 2007 com a Base de Florianópolis, a mais nova do Projeto Tamar, exemplo mundial de proteção das tartarugas e vida marinha em geral.

O Instituto Arcor Brasil, assim como a Arcor do Brasil, também são parceiros do Instituto WCF (Childhood Brasil), em ações como o Programa na Mão Certa, que visa consolidar uma amplia aliança entre o setor público, privado e sociedade em geral, para banir de vez a exploração sexual de crianças e adolescentes das estradas e rodovias brasileiras.

Desde 2007 o instituto integra a Aliança Interage, uma coalizão de organizações empenhadas no desenvolvimento sustentável do Nordeste, a partir do fortalecimento da sociedade civil local. E o Instituto também faz parte da RedEAmérica, que visa o apoio a projetos de desenvolvimento de base no continente.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional