Instituto Avon e Fundo ELAS lançam terceiro edital do Fundo Fale Sem Medo

Por: GIFE| Editais| 09/12/2015

O Fundo Fale Sem Medo – uma iniciativa do Instituto Avon em parceria com o ELAS Fundo de Investimento Social – está com inscrições abertas para o seu terceiro edital. O objetivo é apoiar ações de grupos e organizações da sociedade civil que promovem o enfrentamento da violência contra a mulher.

A parceria estratégica para a causa une a experiência com as organizações de mulheres que caracteriza o trabalho do Fundo ELAS ao longo de 15 anos e a força de ação e de arrecadação do Instituto Avon, por meio da campanha global Fale Sem Medo – não à violência doméstica, implantada no Brasil em 2008. Desde então, foram direcionados mais de R$ 15 milhões para mais de 60 projetos, em todo o país, que visam o fim da violência doméstica contra a mulher.

Nestes anos, o Fundo Fale Sem Medo já apoiou 42 projetos e, para 2016, a proposta é selecionar 30 projetos em todo o Brasil, que receberão um aporte no total de R$ 3 milhões.

Poderão concorrer ao edital organizações da sociedade civil, grupos informais de mulheres ou mistos e grupos de mulheres estudantes que se dediquem à promoção e defesa dos direitos das mulheres e/ou aos direitos humanos com experiência de atuação no enfrentamento da violência contra as mulheres. O tempo de execução dos projetos será de até nove meses.

As iniciativas deverão ter como foco os temas de: Políticas Públicas e Controle Social; Mobilização social; Geração de Renda; Comunicação; Esporte e Arte e Cultura. Os projetos serão avaliados segundo critérios como: pertinência em relação à proposta definida pela linha de cobertura; relevância da metodologia; adequação da aplicação dos recursos; viabilidade técnica; amplitude dos efeitos na comunidade; inovação; trabalho em rede; ações comunicativas, impacto social local e nacional; e promoção de diálogos com a sociedade.

Todas as propostas serão avaliadas por um Comitê de seleção do Fundo ELAS, com especialistas no tema e participação de representantes do Instituto Avon. Após a aprovação, o Fundo ELAS fará regularmente e durante toda a execução do projeto o monitoramento das iniciativas.

Além disso, as organizações selecionadas irão participar do II Diálogo Nacional sobre Violência Doméstica, que inclui: encontros estratégicos com especialistas sobre violência doméstica no Brasil; capacitações em desenvolvimento institucional, mobilização de recursos e comunicação e marketing; e trabalho em rede com os demais grupos para planejar estratégias conjuntas pelo fim da violência doméstica no país.

Os interessados em participar podem acessar o site do Fundo Fale Sem Medo, baixar o regulamento e o formulário de inscrição. Os documentos deverão ser enviados até dia 15 de janeiro de 2016. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional