Instituto Carlyle Brasil apresenta avanços em seus dois anos de trabalho

Por: GIFE| Notícias| 18/05/2015

No próximo dia 19 de maio, o Instituto Carlyle Brasil (ICB) reunirá empresários, representantes do terceiro setor e parceiros para apresentação dos resultados alcançados ao longo de seus dois anos de trabalho. Nesse período, a instituição investiu R$ 5,1 milhões em recursos financeiros e serviços nas ONGs CEAP, Instituto Verdescola e CasD Vestibulares, todas com foco em educação de crianças e jovens.

Os serviços foram prestados por parceiros de renome do Instituto, como as consultorias Cosin, Maksen e McKinsey, as agências de comunicação MSLGROUP Andreoli (Comunicação Corporativa e Relações Públicas) e Publicis (Publicidade), o Pinheiro Neto Advogados e a PwC, além de especialistas da área de educação, o Prof. José Maria Ramos e o CEO da SITAWI Finanças do Bem, Leonardo Letelier.

“É muito satisfatório ver o avanço do Instituto Carlyle desde seu início, em 2012, e das ONGs apoiadas. É a primeira vez que o Carlyle implementa sua metodologia Private Equity para fins sociais e estamos muito felizes por ver este modelo inovador dando resultados”, comentou Juan Carlos Félix, Presidente do Instituto Carlyle Brasil.

O modelo de atuação do ICB é pioneiro no País. O apoio, que tem um prazo de três a cinco anos, é dado por meio de recursos financeiros e consultoria estratégica em diferentes áreas, com o objetivo de contribuir para que as ONGs garantam sua sustentabilidade no longo prazo.

“Não fazemos o simples aporte financeiro, vamos além. Acreditamos que é necessário passar conhecimento e expertise em diferentes áreas para que as ONGs sejam sustentáveis e tenham autonomia para continuar crescendo, mesmo a partir do momento em que o Instituto Carlyle Brasil siga outros rumos”, afirmou a Gerente do Instituto Carlyle Brasil Elen de Paula.

O processo de escolha das ONGs, realizado em 2013, recebeu 220 inscrições e, por meio de uma criteriosa seleção foram escolhidos CEAP, Instituto Verdescola e Casd Vestibulares. A partir de então, foi realizado um estudo para identificar as áreas a serem aprimoradas em cada uma das organizações, as quais deveriam ter mais atenção para início dos trabalhos.

“A parceria com o Instituto Carlyle tem um grande diferencial em relação a qualquer outro apoio que o CEAP já recebeu. No nosso caso, tem um foco muito importante na profissionalização da captação de recursos para que atinjamos a sustentabilidade. Em 2014, criamos um departamento de desenvolvimento institucional e implantação de projetos de captação de recursos”, afirmou Marcos Fernando Melo, Diretor Geral do CEAP.

“O Instituto Carlyle Brasil já faz parte da nossa história. Temos recebido apoio do Instituto em diversas áreas, em especial em treinamento de professores e da equipe administrativa-financeira. Evoluímos e aprendemos muito desde que passamos a fazer parte desse projeto”, comentou Maria Antônia Civita, Presidente do Instituto Verdescola.

Sobre o Instituto Carlyle Brasil

O Instituto Carlyle Brasil (ICB) é uma iniciativa social pioneira criada de forma voluntária pelos profissionais do escritório do Grupo Carlyle – um dos maiores fundos de investimento do mundo – no Brasil. Seu grande diferencial diante de outros projetos existentes do terceiro setor do país é a aplicação da metodologia de Private Equity, utilizada para a captação de investimentos e transferência de conhecimento em gestão de empresas, no apoio a Organizações Não Governamentais (ONGs) brasileiras que possuem projetos na área educacional.

Tem como principal missão contribuir para a melhoria da educação no Brasil e, para isso, busca transformar a realidade dessas ONGs, colaborando para que se desenvolvam continuamente e se tornem autossustentáveis. Dessa maneira, ajuda essas organizações a ampliarem ainda mais os impactos sociais e benefícios que já proporcionam às comunidades onde estão inseridas.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional