Instituto Cyrela abre inscrições para interessados em participar da Jornada pela Biblioteca

Por: GIFE| Editais| 12/09/2016

O Instituto Cyrela apoia pela segunda vez o projeto Jornada pela Biblioteca, iniciativa do Instituto Um Pé de Biblioteca, que atua na abertura ou reforma de espaços para a leitura. Dessa vez, a ação acontece no Rio de Janeiro e as inscrições para participar vão até o dia 22 de setembro.

A Jornada pela Biblioteca funciona como uma gincana, na qual os grupos interessados em abrir ou melhorar bibliotecas em suas instituições devem cumprir desafios para avançarem na competição. A metodologia adotada pela Jornada mobiliza voluntários, parceiros e comunidade em torno da leitura como ferramenta de promoção da educação, impactando positivamente as comunidades, fazendo com que elas se sintam responsáveis e protagonistas desse movimento.

Podem participar da iniciativa escolas públicas, creches, abrigos, centro culturais e organizações ou grupos da sociedade civil em geral que atuam na cidade do Rio de Janeiro. Ao final do processo, a instituição vencedora receberá o Baú Um Pé de Biblioteca, kit com diversos itens de mobiliário para formar espaços adequados para a leitura, como estantes, prateleiras, pufs, entre outros itens.

Além disso, o grupo vencedor tem a oportunidade de participar da Oficina do Pé, que aborda técnicas criativas sobre como movimentar o espaço de leitura, e entrar para a rede Um Pé de Biblioteca, que promove uma ampla troca de experiências com as outras bibliotecas participantes do grupo.

“Para determinar o vencedor, avaliamos, entre outros critérios, o engajamento social da instituição e quais projetos de leitura ela pratica ou pretende praticar. O envolvimento da organização na questão da leitura como ferramenta de transformação social é determinante neste processo”, comenta Adriana Queiroz, gestora do Um Pé de Biblioteca.

O Instituto Cyrela patrocina a Jornada pela Biblioteca pela segunda vez.  Em 2015, a instituição promoveu a iniciativa em Porto Alegre. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado desta ação no ano passado e esperamos repetir o sucesso no Rio. Nossos investimentos se dão majoritariamente na área da educação, então, faz todo o sentido nos unirmos a parceiros como o Um Pé de Biblioteca, que realiza projetos para fomentar esta área em nosso país”, explica Lucas Moura, analista de Responsabilidade Social do Instituto Cyrela.

Inscreva-se

Para participar, os interessados devem preencher um questionário virtual. O edital completo, com todas as regras, critérios de elegibilidade e cronograma da Jornada está disponível aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional