Instituto Elisabetha Randon dissemina metodologia do Programa Florescer por meio de franquia social

Por: GIFE| Notícias| 26/11/2015

Com a proposta de dar escala e disseminar a experiência que vem conquistando bons resultados há mais de 13 anos, o Instituto Elisabetha Randon (IER) – criado pelas Empresas Randon – oferece franquias sociais para a implantação da metodologia de seu Programa Florescer. Atualmente, o programa conta com dois núcleos em Caxias do Sul (RS), junto às dependências das Empresas Randon, mais franquias consolidadas em Ribeirão Preto (SP), Bento Gonçalves (RS), Maringá (PR) e duas em Vacaria (RS).

Maurien Randon Barbosa, presidente do Instituto, ressalta que a proposta de criar as franquias surgiu de uma demanda de fornecedores e organizações parceiras que passaram a solicitar a implementação da metodologia em outros locais. Para os franqueados, o IER oferece seleção e qualificação da equipe profissional, assessoria técnica, guia  de ações, materiais, visitas periódicas e apoio pedagógico. A contrapartida do franqueado é o pagamento de um salário mínimo por mês para cobrir as despesas que o Instituto tem ao desenvolver tais atividades. O franqueado assume ainda os demais custos para manter o programa, como materiais, equipe etc.

“O mais interessante é que não levamos apenas a nossa metolodogia, mas sim todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos, em relação à gestão, planejamento, comunicação etc”, comenta Maurien. Todos os franqueados – sejam empresas ou ONGs parceiras – participam anualmente de uma “Jornada” no IER, com atividades que visam trazer novos conhecimentos sobre a legislação vigente, por exemplo, além de promover trocas de experiências.

No Programa Florescer, crianças de seis a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, participam diariamente no contraturno escolar de atividades como inglês, informática, canto coral, música instrumental, educação corporal, educação ambiental, educação para vida, atendimento diário das tarefas escolares, reforço pedagógico e robótica.

Atualmente, são 425 beneficiários na cidade de Caxias do Sul, sendo que 30% são filhos de funcionários das Empresas Randon e, os demais, estudantes de cinco escolas públicas da cidade.

Após essa etapa inicial, os adolescentes passam a fazer parte do Programa Florescer Iniciação Profissional, o qual oferece cursos técnicos e tem por missão preparar jovens para uma melhor inserção no mercado de trabalho, por meio de uma formação técnica e humanística, promovendo a inclusão social.

O programa firmou parceria com o SENAI, para formação técnico-profissional, estruturando programas de aprendizagem em Assistente Administrativo e Metalmecânico. Grande parte deles atua como aprendiz nas Empresas Randon.

Cristina Fadanelli, coordenadora do programa, destaca os resultados positivos alcançados pelo Florescer junto às crianças e adolescentes participantes, que são monitorados por cinco anos após sairem das atividades do Instituto. Entre as conquistas, está o fato de 488 jovens terem sido inseridos no mercado de trabalho (24% trabalham na empresa);  a aprovação escolar foi de uma média 86,4% dos estudantes dos dois programas; e 53,6% entraram em universidade.

“Quando esses jovens conseguem entrar no mercado de trabalho se destacam, por conta de todas as atividades formativas pelas quais passaram”, comenta Jeanine Pacholski, coordenadora de Responsabilidade Social, destacando que a família também valoriza muito a iniciativa. Prova disso é que a última reunião promovida pelo Instituto junto aos familiares dos alunos, em  novembro, contou com 99% de presença.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional