Instituto Elisabetha Randon é novo associado GIFE

Por: GIFE| Notícias| 17/06/2011

O Instituto Elisabetha Randon – Pró Educação e Cultura é o mais novo associado a Rede GIFE de Investimento Social Privado. O Conselho de Governança do GIFE reconheceu, na ultima semana, o investimento social da organização que promove o desenvolvimento social, através de ações e programas de educação e cultura.

Criada em 2003, a associação sem fins lucrativos tem o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social das Empresas Randon voltadas para a comunidade, apoiando ou desenvolvendo programas voltados à educação de crianças e adolescentes no contraturno escolar, a cultura e o voluntariado, promovendo a integração das empresas com a comunidade.

Sob sua guarda estão algumas iniciativas que visam envolver proativamente e incentivar as competências da organização para o desenvolvimento social, baseando-se nas necessidades da comunidade. Entre as iniciativas destaca-se o Programa Florescer que prepara crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social para o exercício da cidadania e para uma melhor qualidade de vida.

O programa consiste num Centro de Educação Livre para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos que complementa a Educação Formal no turno inverso ao horário escolar. O Programa inclui atividades de informática, língua inglesa, música instrumental, canto coral, teatro, expressão corporal e práticas esportivas, entre outras, oferecendo transporte e alimentação gratuitos.

O atendimento ocorre através de dois núcleos em operação em Caxias do Sul (Randon e Fras-le) e pelas franquias já implantadas em Ribeirão Preto (SP) com o distribuidor Randon RODORIB, com 45 educandos, que está completando seis anos de atividades e outra em Curitiba (PR) com a entidade Casa dos Pobres São João Batista. Em 2009, outras franquias foram implantadas: em Bento Gonçalves (RS) na ABRAÇAÍ (Associação Bento-gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude), e em Maringá (PR) nos parceiros G10/ATDL (cliente/distribuidor Randon).

Em 2009, o índice de aprovação escolar foi de 99,80%, superando a média do país que foi de 83,80% segundo INEP. O programa também apresentou índices satisfatórios quanto à taxa de distorção de idade x série: enquanto no país, dados apresentados pelo INEP, a média foi de 61,10%, o programa obteve índice zero. Verificou-se ainda que, entre os educandos que frequentaram o Florescer, 93% tiveram acesso ao mercado de trabalho, superando também a média do Brasil de 45%.

Outro é o Programa Qualificar das Empresas Randon, de Caxias do Sul (RS), cuja missão é preparar jovens para uma melhor inserção no mercado de trabalho, através de uma formação técnica e humanística, promovendo a inclusão social. Contando com uma área física de 1.650 m². o espaço conta com seis salas de aula, biblioteca, oficina, sala de informática, vestiários masculino e feminino, além de uma ampla oficina que contempla equipamentos e estrutura que oferecem capacidade para a formação de 220 jovens aprendizes simultaneamente.

O Programa Qualificar é desenvolvido em duas etapas de aprendizagem e uma delas, a Etapa Formação Básica – ligada ao Instituto Elisabetha Randon Pró Educação e Cultura é direcionada a 60 jovens oriundos do Programa Florescer e também da comunidade, tendo como objetivo a formação pré-profissionalizante de adolescentes de 14 à 16 anos de idade.

Com 14 projetos selecionados de um total de 91 projetos inscritos, o Instituto Elisabetha Randon Pró-Educação e Cultura (IER) mantém sua participação como uma das entidades-âncora da terceira edição do Programa Rede Parceria Social vinculado à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. Trata-se de ações articuladas entre governo, terceiro setor e iniciativa privada, que incluem o apoio financeiro e técnico a projetos sociais que desenvolvem atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em vários municípios do Estado.

Conheça mais o Instituto, no site: http://www.ierandon.org.br/

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional