Instituto Itaú Cultural finaliza projeto e lança livro

Por: GIFE| Notícias| 13/02/2006

Cinco anos após a implantação de obras de arte contemporânea em regiões de divisa brasileira com a Argentina, o Paraguai e o Uruguai, o projeto Fronteiras, promovido pelo Instituto Itaú Cultural, ganha uma publicação homônima para levar ao público fotos da arte registrada nos limites do país. Lançado no dia 07 de fevereiro, em São Paulo, o livro reúne textos ensaísticos e documentais assinados pela crítica de arte e curadora Sônia Salzstein.

Iniciado em 1998, o Fronteiras teve como objetivo propiciar um espaço conjunto de criação entre artista e instituição cultural. Para isso, convidou videoartistas e artistas plásticos para percorrer de Norte a Sul os limites do país, registrando e construindo narrativas, e interpretando fatos e experiências. O primeiro resultado foi um grande ensaio fotográfico e a série videográfica Viagens na Fronteira.

Na segunda etapa do projeto, realizada entre 1999 e 2001, foram fixados marcos geográficos nas fronteiras do Brasil com os países do Mercosul. A iniciativa instalou obras de arte contemporâneas em espaços públicos e comunidades afastadas dos grandes pólos culturais.

Nove artistas plásticos foram convidados para participar do projeto, instalando seus trabalhos nas regiões de divisa brasileira com Argentina, Paraguai e Uruguai e na cidade de Laguna, litoral catarinense. Esta recebeu atenção especial pela importância histórica como marco do Tratado de Tordesilhas, que, em 1494, dividiu a América Colonial entre os domínios português e espanhol.

O livro Fronteiras, com textos da crítica de arte e curadora Sônia Salzstein, é distribuído pela editora Contracapa. Mais informações pelo site http://www.itaucultural.org.br/.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional