Instituto Julio Simões oferece curso para colaboradores que queiram atuar como voluntários

Por: GIFE| Notícias| 27/11/2015

No próximo dia 05 de dezembro, comemora-se mais um Dia Internacional do Voluntário, data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1985 para estimular este tipo de trabalho, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento socioeconômico dos países.

No Instituto Julio Simões, o trabalho voluntário é um dos focos de atuação desde a sua fundação, em 2007, com uma iniciativa estruturada que visa incentivar os funcionários da empresa mantenedora JSL – maior empresa de logística rodoviária do Brasil – a desenvolver iniciativas na comunidade.

Luciana Alves, gerente de Comunicação da empresa JSL, conta que a iniciativa surgiu a partir da constatação pela empresa de que na região de Mogi das Cruzes (SP) – local onde fica a maior parte dos funcionários da JSL – existiam na época poucas iniciativas voluntárias e os colaboradores começavam a apontar o desejo de fazer algo nesse sentido.

Desta forma, em parceria com a ONG Canto Cidadão, a empresa estruturou o programa de voluntariado Julio Cidadão, que oferece um curso de formação aos colaboradores, visando prepará-los para atuar em cinco hospitais parceiros da cidade e região: Hospital Santa Casa de Mogi das Cruzes; Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti; Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo; Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e Hospital Auxiliar de Suzano.

Neste segundo semestre, inclusive, o programa formou sua oitava turma, com a participação de 23 funcionários da empresa integrantes do grupo. Durante seis meses, eles participaram de uma série de encontros teóricos e práticos, que discutiram temas como: qual o tom de voz que deve ser usado nas visitas; a hora certa de falar; o que pode ou não ser falado; assuntos que podem iniciar um diálogo; como manter o bom humor; como criar vínculo com os pacientes; e qual deve ser a conduta no caso de locais e pacientes em isolamento.

“A formação é muito importante, pois não é uma atuação fácil. Muitos, inclusive, começam a fazer o curso e desistem no meio do caminho quando começam a se aprofundar no trabalho”, comenta Luciana.

Após a conclusão do curso, os voluntários passam a atuar nos hospitais, em horários fora do expediente, com orientação e acompanhamento da equipe do Instituto, que faz a intermediação junto às instituições, além de organizar encontros periódicos com o grupo. Até o momento, 122 funcionários já participaram da formação.

Segundo a gerente da JSL, os resultados alcançados pelo programa, nestes anos, são diversos. “Percebemos esse movimento em dois sentidos. O primeiro é o quanto isso representa na própria empresa. Os voluntários são reconhecidos e admirados pelos outros colaboradores. É muito positiva essa interação. E, o segundo, vem do retorno dos hospitais, que apontam o quanto os pacientes esperam as visitas. Eles valorizam e gostam muito do programa”, ressalta.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional