Instituto Unibanco ganha cátedra no Insper

Por: GIFE| Notícias| 03/10/2016

Com o objetivo de estimular estudos e pesquisas sobre temas como a qualidade do Ensino Médio brasileiro, o Ensino Técnico, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a gestão escolar voltada para resultados, o Instituto Unibanco e o Insper se uniram para criar a Cátedra Instituto Unibanco.

Liderada pelo professor e doutor Sergio Pinheiro Firpo, a cátedra tem como objetivo fazer uma aproximação entre a academia e as fundações e institutos para ampliar a capacidade de enfrentar os desafios concretos da educação pública.

“Existe um desafio importante no que diz respeito à qualidade da educação no Ensino Médio, sobretudo na rede pública. Espero que as pesquisas realizadas pela cátedra não se limitem ao mundo acadêmico e tenham impacto real na comunidade”, comenta Sergio.

Linhas de pesquisa

A cátedra tem uma agenda de pesquisa dividida em dois eixos principais: Ensino Médio e Jovem de Futuro. Na área do Ensino Médio, pretende analisar, por exemplo, a empregabilidade futura dos estudantes ao concluírem esta etapa escolar e o efeito que os estudos tiveram no salário deste profissional.

Já no campo Jovem de Futuro, que é uma iniciativa do Instituto Unibanco implementada em escolas públicas de Ensino Médio, a cátedra abordará questões da gestão escolar e os efeitos do projeto no cotidiano das unidades escolares e dos profissionais de educação e na vida futura dos estudantes.

A cátedra reforça a estratégia de produção de conhecimento (Think Tank) do Instituto Unibanco, que conta hoje com o Núcleo de Pesquisa em Economia Aplicada da Educação, composto por renomados pesquisadores brasileiros, como prof. dr. Ricardo Paes de Barros, economista chefe do Instituto Ayrton Senna e professor no Insper, e o prof. dr. Ricardo  Madeira, da Universidade de Sã0 Paulo, além do próprio Sergio Firpo.

Esses pesquisadores desenvolvem estudos que analisam o projeto Jovem de Futuro, o Ensino Médio e a gestão escolar por meio da Economia da Educação. Sobre o Jovem de Futuro especificamente, os pesquisadores tentam compreender quais componentes da iniciativa são mais efetivos sobre a aprendizagem dos estudantes.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional