Jornadas Culturais da Fundação Bunge chegam a três Estados

Por: GIFE| Notícias| 11/04/2016

A Fundação Bunge, por meio do seu Centro de Memória Bunge, deu início em abril à 12ª edição das Jornadas Culturais, uma série de atividades – como oficinas, workshops, palestras e vivências práticas – gratuitas dedicadas à preservação da memória.

Ana Isabel Ferraz, coordenadora do Centro de Memória Bunge, ressalta que o projeto é uma das principais maneiras de democratizar o acervo do Centro, compartilhando as técnicas utilizadas no espaço, assim como disseminar temáticas relevantes para o campo, como discussões sobre gestão da informação e do conhecimento e patrimônio.

“Apesar de termos como foco os acervos empresariais, muitas instituições culturais e governamentais também participam das atividades, gerando uma grande troca de conhecimentos. Alguns participantes já são cativos, inclusive, e nos acompanham há anos”, afirma Ana Isabel, ressaltando que as Jornadas são oportunidades também de formação para os profissionais da área, que ainda contam com poucas capacitações disponíveis nestas temáticas.

Neste ano, o primeiro encontro foi promovido no dia 7 abril, em Curitiba, em parceria com o Grupo Boticário, com o tema “Acervos Digitais: dos desafios à preservação”. Os palestrantes, Vilma Gural, assessora técnica da Direção da Biblioteca Pública do Paraná, e Lucas Henrique Gonçalves, coordenador do Departamento de Bibliotecas e Documentação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), falaram sobre a necessidade de transposição de informações de acervos analógicos para o meio digital e quais os reflexos com as novas tecnologias de produção de conteúdo, que trazem economia, praticidade e acessibilidade, mas têm vida útil consideravelmente mais curta.

As Jornadas chegarão ainda a São Paulo(SP), Itacoatiara (AM) e Santa Bárbara d’Oeste (SP) – veja programação abaixo – a fim de disseminar ainda mais as atividades para outros territórios. Entre os assuntos a serem abordados estão: “Preservação de Acervos Audiovisuais”, “Patrimônio Cultural: políticas e ações para sua preservação e divulgação” e “Digitalização e Guarda de Acervos”.

As temáticas e os palestrantes dos encontros, assim como as cidades participantes a cada ano, são definidos pelo Centro de Memória Bunge em conjunto com os parceiros, que disponibilizam o espaço e também articulam seus públicos para as atividades. Nestes 12 anos, as Jornadas Culturais já estabeleceram parceira com universidades e instituições culturais como a Pinacoteca de São Paulo, Museu da Casa Brasileira, Instituto Itaú Cultural, Fundação Romi, Museu da Imagem e do Som, entre outros.

Os encontros atingiram mais de 6 mil pessoas nas cidades de Belo Horizonte (MG), Pedro Afonso (TO), Curitiba (PR), Blumenau (SC), Rio Grande (RS), Rondonópolis (MT), São Paulo e Santos (SP).

Ana Isabel destaca ainda a importância deste movimento pelo resgate e preservação da memória institucional, o que tem sido valorizado pelas empresas nos últimos anos. “Percebemos que, quando o Centro de Memória resgata a história da instituição, preserva e transforma tudo isso em conteúdo para o público interno e externo, ele se torna estratégico e mostra a sua importância na gestão do conhecimento desta empresa. Isso é essencial”, reforça a coordenadora, lembrando que o Centro de Memória Bunge já tem quase 22 anos de atuação.

Programação das Jornadas Culturais

Preservação de Acervos Audiovisuais

Palestrante: José Maria Pereira Lopes
Data: 16 e 17 de junho
Horário: 9h às 17h
Local: Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo – SP
Inscrições: http://bit.ly/1MyMND2

Patrimônio Cultural: políticas e ações para sua preservação e divulgação
Palestrante: Marilúcia Bottallo
Data: 24 e 25 de agosto
Horário:  9h às 17h
Local: Centro Cultural Velha Serpa
Rua Borba, 2181 – Pedreiras – Itacoatiara – AM
Inscrições: http://bit.ly/1MyMND2

Digitalização e Guarda de Acervos
Palestrante: Alex Ricardo Brasil
Data: 24 de novembro
Horário:  9h às 17h
Local: Fundação Romi
Av. João Ometo, 118 – Jd. Panambi – Santa Bárbara d’Oeste – SP
Inscrições: http://bit.ly/1MyMND2

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional