Natura é a nova parceira do Social Good Brasil

Por: GIFE| Notícias| 16/02/2015

O Social Good Brasil busca promover o uso da tecnologia, das novas mídias e do pensamento como ferramentas de projetos de empreendedorismo social e, para isso, desenvolve inúmeras ações como seminários, laboratórios e documentários. A realização de todo esse trabalho é viabilizada pelas parcerias estabelecidas com instituições que demonstram a mesma preocupação social e compartilham valores semelhantes. Para 2015, novas parcerias foram firmadas, como o caso da Natura, por exemplo.

A parceria começou no ano passado, durante a participação da Natura no Seminário Social Good Brasil. Ao longo do evento representantes da empresa apresentaram a plataforma Movimento Natura (ferramenta colaborativa que visa conectar iniciativas socioambientais transformadoras a pessoas que estão dispostas a ajudar). Também foi oferecido, gratuitamente, uma oficina que estimulou os participantes a utilizarem metodologias do Social Good Brasil LAB para resolver desafios reais. De lá pra cá, a relação se fortaleceu e, ao lado do Itaú e da Fundação Telefônica, a Natura agora é Parceira Master do Social Good Brasil.

O redeGIFE conversou sobre a nova parceria com a presidente voluntária do Social Good Brasil, Fernanda Bornhausen Sá. Confira o bate-papo:

redeGIFE: A parceria começou no ano passado, no Seminário Social Good Brasil. Agora, a Natura se tornou parceiro Master de vocês. O que essa nova parceria representa para o Social Good Brasil?

Fernanda Bornhausen Sá: A parceria com a Natura é muito importante para o Social Good Brasil e tem um significado especial para nós. A empresa tem um histórico associado à sustentabilidade, à inovação e ao empreendedorismo, todos conceitos muito importantes na trajetória do nosso projeto. Nossa filosofia, de uso da tecnologia como ferramenta de empoderamento das pessoas e criação de novos negócios sociais que ajudem a melhorar o mundo, vem ao encontro de ações que a empresa realiza, principalmente junto a suas consultoras.

Ao mesmo tempo, o apoio da Natura e de outros parceiros importantes, como a Fundação Telefônica, o Itaú e o Instituto C&A, vai permitir ao Social Good Brasil levar ações que inspirem e garantam apoio a novos empreendedores a um número cada vez maior de pessoas que podem gerar inovação social. Nosso seminário já atingiu milhares de indivíduos – na plateia dos teatros onde são realizados ou no streaming – e esse ano estamos montando uma grade de atrações extremamente atrativa para levar a mensagem do Social Good ainda mais longe. Em paralelo, o LAB, que garante apoio de especialistas a “”donos”” de boas ideias de empreendedorismo social, certamente vai continuar contribuindo para transformar projetos em novos negócios sociais.

O empreendedorismo social e a criação de negócios sociais são modalidades de atuação que ganham espaço à medida que as pessoas buscam um propósito maior para suas vidas, principalmente no trabalho. O lucro segue tendo importância, afinal é necessário para a sobrevivência e o crescimento das organizações, mas agora ele precisa vir acompanhado de algo mais – a atuação da companhia precisa impactar positivamente nas comunidades. Os negócios ganham um valor a mais – um propósito – quando ajudam a melhorar a vida nas comunidades. Essa é uma filosofia bastante comum por trás dos empreendimentos sociais e diretamente associada ao Social Good Brasil. Com o apoio de parceiros como a Natura por certo vamos servir de plataforma para que esse tipo de atuação de empresas e pessoas cresça cada vez mais.

redeGIFE: Que tipo de novidade essa parceria pode trazer para o campo do investimento social no país?

Fernanda Bornhausen Sá: Esse tipo de parceria é fundamental para fortalecermos as ações que vão inspirar mais e mais pessoas a atuarem na área de empreendedorismo social e também na mobilização social. Os negócios sociais são uma tendência, mas ainda há algumas resistências a vencer para que eles ocupem o enorme espaço existente no país.

O Social Good Brasil mostra casos de sucesso na área, cumprindo o papel de inspirar mais pessoas a atuarem e oferece informação sobre o assunto, reunindo no Seminário nomes internacionais e nacionais de destaque na área, além de ajudar quem pretende colocar a mão na massa, com o LAB. Isso sem falar que em nosso site há um espaço que possibilita a qualquer um começar quase que imediatamente a contribuir de alguma forma com causas sociais. Parcerias como a firmada entre a Natura e o Social Good Brasil tem a força para superar alguns obstáculos e levar o empreendedorismo e a inovação social mais longe.

Para saber mais sobre a parceria e outras iniciativas, acesse o site do Social Good Brasil.

O Instituto Natura, a Fundação Telefônica, o Instituo Itaú Cultural, a Fundação Itaú Social e o Instituto C&A são associados GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional