Nova associada do GIFE atua no atendimento oftalmológico preventivo em São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 14/04/2014

Com a proposta de promover um atendimento oftalmológico de qualidade a crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social, assim como desenvolver uma educação preventiva na saúde ocular, a Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha – nova associada do GIFE – desenvolve há mais de dez anos uma série de projetos na cidade de São Paulo.

À frente da fundação familiar estão os oftalmologistas Rosana Pires da Cunha e Marcelo Cunha que, depois de muitos anos promovendo atendimento gratuito para este público, decidiram formalizar os trabalhos sociais realizados.

O primeiro projeto – “Novo Olhar” – segue até hoje e é uma das principais ações da Fundação. Por meio da iniciativa, pessoas com deficiência intelectual recebem atendimento de oftalmologistas e ortoptistas da Fundação em consultório oftalmológico completo dentro da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Com apoio dos profissionais da Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha – mantenedora da Fundação – são realizados exames, diagnósticos e tratamentos especializados, incluindo medicamentos e óculos doados por empresas parceiras e, quando necessário, cirurgias.

Rosana Pires da Cunha, diretora superintendente da Fundação, destaca que, com este trabalho, as crianças e os jovens atendidos têm conseguido uma melhoria no seu processo de desenvolvimento intelectual devido aos novos estímulos possíveis de serem feitos a partir de uma boa visão.

Já o projeto “Boa Visão – Boa Educação” é uma iniciativa que visa prevenir e cuidar da saúde ocular das crianças e adolescentes no período pré-escolar e escolar. De acordo com Rosana, constatou-se que os programas do governo voltados a esta temática são oferecidos nas redes de ensino para crianças somente a partir de sete anos.

“No entanto, muitas doenças se desenvolvem antes disso e, se não tratadas quando a criança é ainda bem pequena, podem ser irreversíveis. O quanto antes pudermos diagnosticar e fazer o tratamento adequado, mais chances temos de recuperar a visão”, comenta Rosana.

Além disso, estudos e pesquisas apontam que, em diversos momentos, muitas crianças não conseguem acompanhar os estudos, na verdade, porque sofrem de problemas oculares reversíveis ou controláveis com tratamentos e uso de óculos.

Por isso, neste projeto, uma equipe de técnicos da Fundação visita escolas e organizações sociais selecionadas para realizar uma triagem oftalmológica e, quando necessário, faz encaminhamentos e tratamentos, incluindo cirurgia, que são realizadas na clínica.

Já o projeto “”Senhor Olhar”” é dedicado aos cuidados oftalmológicos em idosos atendidos por entidades sociais, como o Projeto Velho Amigo. Por serem consultas que necessitam de aparelhos oftalmológicos específicos, todos os pacientes são encaminhados à clinica.

A diretora da Fundação ressalta que, em 2014, o grande foco será a busca por novos parceiros, a fim de ampliar o atendimento realizado pelos projetos. Para isso, o primeiro passo foi associar a Fundação a grupos da área, como o próprio GIFE, com a proposta de trazer novos conhecimentos à equipe e ampliar a rede de contatos da Fundação. “Somos a única entidade no Estado que faz este tipo de trabalho preventivo. Apesar de termos conseguido manter o atendimento aos projetos e conquistado bons resultados, queremos abrir os nossos braços e fazer mais. E, para isso, vamos em busca de novos apoiadores”, destaca.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional